domingo, 17 de janeiro de 2010

Conceitos

Para sobreviver numa sociedade, a gente se educa dentro de conceitos e segue regras e fórmulas mentais que visam fazer o que é "certo".

Há momentos na vida em que por motivos alheios (ou não) à nossa vontade, somos obrigados a revisitar esses modelos e questionar, diante de nossa experiência, o que é válido e deve permanecer e o que não nos serve mais.

Não canso de me surpreender com o quanto há de comum entre as nossas vivências e as dos outros, mesmo sendo as situações, os cenários, distintos.

Hoje eu ouvi um relato extremamente emocionado e igualmente emocionante em que a pessoa em linhas gerais dizia:

"... anos e anos de trabalho e estudo visando agradar as autoridades, que do alto de sua importância e de seu suposto conhecimento, nos olhavam da banca dizendo que podíamos ter feito diferente. Que o resultado de tanto esforço não era perfeito, não era suficiente. Tanta dedicação a uma carreira e ao estudo. Conceitos, meros conceitos que aprendi não terem a menor importância diante da morte de um filho. Para que tanto esforço em agradar? Aprendi que tudo aquilo não tem importância e depois de tantos anos, me vi obrigada a desconstruir conceitos. Meros conceitos".

De novo: conceito, regra e desconstrução. E renovação.

Sonho - Construção clássica


"- Vou te mostrar um lugar belo.

Caminhamos durante alguns minutos ao longo de uma ostentosa construção clássica de dois ou três andares em calcário amarelado, vários janelões adornados, uns após os outros. A construção, a despeito do estilo antigo, parece muito nova. Por fim, chegamos a uma espécie de pátio onde a construção passa a ter um formato arredondado, quase como se pudesse comportar um chafariz no meio. Na verdade trata-se da entrada, com grandiosas portas de madeira maciça, emolduradas por medalhões e "rococós" de pedra como as janelas que vimos pelo caminho. A pavimentação é em paralelepípedo cinza.

- Para que serve essa construção?
- Eu não sei.
- Mas ela parece ser algo com fim religioso, não? Talvez uma escola? Um seminário?
- Pode ser.
- Sim, acho que é uma escola católica e que padres devem morar aí. Acho que... como é mesmo o nome dele? Ele deve morar aí.
- Quem?
- Eu não lembro o que ele é... bispo, cardeal... Não lembro o primeiro nome dele, o sobrenome é Arns. Arns, sabe?

Acordo. Tento lembrar o nome do religioso mas não consigo. Por volta de 3 dias depois, vem a resposta na internet: "Zilda Arns morre em terremoto no Haiti". Dom Evaristo Arns.

Que grande coincidência, penso eu.