terça-feira, 27 de abril de 2010

Sobre ser no passado e no presente: em mutação

Estava lendo a última edição da revista Galileu, em especial a reportagem que fala sobre o "Lado bom da depressão". O link adicionado não demonstra a reportagem na íntegra mas eu me lembro de um depoimento em que o rapaz diz que a depressão o levou a se conhecer melhor e a se perdoar mais.

Não tenho conhecimento suficiente para afirmar se a depressão pode ter um lado bom, ou se a depressão de verdade sempre exige ajuda médica e aquela em que a pessoa consegue de alguma forma contornar não poderia ser caracterizada como depressão propriamente dita mas sim, como uma tristeza profunda, paralisante. De qualquer forma, eu acredito sim, que o sofrimento profundo possa ser um detonador de mudanças e em muitas vezes boa.

Estava pensando sobre mudanças, auto-conhecimento, o verdadeiro "eu", bullying, adolescência, todas essas coisas ao mesmo tempo. Na verdade, acho que é muito difícil separar o que a gente é, do que a gente quer ser e do que esperam que a gente seja. Há momentos em que tudo isso se mistura e o que os outros esperam que a gente seja, se torna demasiadamente forte e prolongado. O que é pior até do que tentar ser o que a gente não é. Tentando ser o que a gente não é, a gente no fundo está tentando satisfazer um desejo íntimo. Tentar ser o que os outros querem não tem nada de íntimo, embora sirva como aprendizado.

Então fiquei aqui refletindo sobre isso tudo e meu deu um calorzinho por dentro. Um reconhecimento de que por mais difíceis que sejam as transições e as mudanças, que existe algo muito enternecedor em olhar para nós mesmos agora, comparar com o passado presente e com o passado distante e ter aquela sensação de: "ei, eu estou te reconhecendo novamente. Estes são os seus sonhos, mesmo que relidos". Algo reconfortante em perceber que felizmente, chega uma hora na vida de alguns em que a gente não precisa sequer tentar ser quem a gente não é, quem dirá ser alguém que os outros querem que a gente seja. E o mais surpreendente: perceber que não só existem pessoas que são como a gente é, como são com que a gente gosta de estar e o mais importante: que gostam de como a gente é.

7 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Lilly!

O processo de depressão é muito duro, o processo de recuperação mais difícil ainda, porque você recomeçar a querer, a desejar e a sonhar.Prá isso você começar a reaprender e isso não é fácil, mas, ao final, quando você se dá conta que saiu do poço é no mínimo gratificante, você ver que conseguiu vencer aquilo e conseguiu superar, você vence medos e passa a enxergar por duas ótimas o antes da deprê e o depois. O negócio vai meio que por aí!

bjs

Lilly disse...

Oi!

É, nos tempos modernos acho que todo mundo se pega num determinado momento pensando se aquilo que ela viveu ou está vivendo é ou não depressão. Minha conclusão é que mais importante do que nomear as coisas, é tentar não desistir e superar da melhor forma.

Beijos!

Beth Blue disse...

Não tenho conhecimento suficiente para afirmar se a depressão pode ter um lado bom, ou se a depressão de verdade sempre exige ajuda médica e aquela em que a pessoa consegue de alguma forma contornar não poderia ser caracterizada como depressão propriamente dita mas sim, como uma tristeza profunda, paralisante.

Infelizmente eu tenho mais do que conhecimento suficiente. Depressão de verdade não é brincadeira...eu tive e até hoje tomo medicamentos de manutenção. Quando vejo que coisas começa a complicar vou logo pra terapia pra tentar resolver antes de cair denovo naquele buraco negro que conheço tão bem (tive oficialmente três depressões mas odeio falar nelas).

Mas existe o lado bom sim: a gente fica mais forte, mais atento pra não cometer os mesmos erros. A gente aprende a se cuidar melhor e a reconhecer os sinais de perigo...

A vida é cheia de altos e baixos e quem sofre de doenças mentais (depressão é doença, sim) sabe disso melhor do que ninguém.

Lilly disse...

Puxa Beth, obrigada pelo depoimento tão sincero.

Eu não tenho dúvidas sobre a depressão ser uma doença e exigir tratamento. Na verdade a dúvida que eu coloquei foi a que o próprio artigo propõe pois tem um especialista que fala sobre esse "lado bom" e outros especialistas que discordam dizendo que não tem nada de bom na depressão. Enfim... o importante é a superação e não os "nomes" que os especialistas querem dar né...

Fique bem!

Anônimo disse...

Lilly, vou falar com conhecimento de causa, pq sou médica, e pq ja vivi algumas experiencias bem dolorosas( que prefiro náo detalhar aqui), mas o fato é que:seria muito bom, se pudéssemos nos fortalecer após um período de sofrimento SEM precisar entrar no estágio da depressão. Tem gente consegue fazer isso, mas não é todo mundo que lida tão bem com o sofrimento e que dá a volta por cima tão bem. Então, se eu tivesse que opinar, eu diria que sofrimento é necessário, p/ sacudir a vida, dar viradas, mas depressão não, nunca...Nossa , pra falar sobre isso eu teria que abrir um post inteiro, então tentarei resumir: a depressão( que e uma doença) passa por varios estágios, as vezes começa " leve", tão leve que ninguem nota, exceto se for uma pessoa muito atenta a perceber que aquela irritabilidade a mais, aquela dor de cabeça que o outro não tinha antes( ou seja, uma somatização), não está normal.A depressão de que tanto as pessoas têm medo, trata-se do estagio de depressaõ ja moderada pra não dizer grave,. e não é uma simples reação de tristeza... vc chora o tempo, todo,, não quer sair da cama, não quer comer, NADA te anima( nem ver aquele filme ou ler aquele livro que vc ttanto gosta)... e aidna por cima vc tem sentimentos auto acusatorios, de autopiedade, e por vezes em casos extremamente graves, tem vontade se se matar( e por isso tem tanto suicidio por aí mal explicado...).. é uma situação horrivel, nem sei se tem como descrever mais do que descrevi. Mas o ideal, seria que a depressão fosse identificada ja qdo é " leve", pra não chegar nos casos extremos, graves, que são tão tristes.E seria otimo que algumas pessoas não precisassem enfrentar um depressão grave pra darem a virada que tanto esperavam.... enfim, rpa falr mais sobre isso eu teria que a brir um posto inteiro só sobre isso... espero que eu tenha me feito entender. beijão, Val

Flavia disse...

Oi Lilly
Obrigada pela força :)
Beijos
Flavia e baby

Lilly disse...

Boa sorte, Flavia!!