quinta-feira, 29 de julho de 2010

Comer

Eu ando numa maratona de filmes... Durante algum tempo, olhava os lançamentos ou mesmo filmes muito comentados e ficava com um ar de desconfiança... agora resolvi colocar em dia e tive ótimas surpresas. Quem sabe eu não ganho motivação para postar essas dicas.

Engraçado como funciona a cabeça da gente. Estava assistindo "Julie e Julia" e numa determinada cena, em que eles estão com a irmã de Julia num restaurante, quebrando nacos de baguette, bebendo vinho e degustando queijos, eu me peguei pensando. Pensamento provocado pelo desejo de comer um Brie: existe na vida da gente um marco, lógico que não para todos, mas para aqueles que apreciam boa comida e boa bebida. Esse marco é que determina quando a gente deixa de simplesmente se alimentar para efetivamente apreciar comida. Quando a gente fica parecendo assim meio bobo, meio esnobe, por idolatrar um certo tipo de queijo, uma marca de azeite ou uma boa garrafa de vinho.

Parei a cena do video e fiquei tentando imaginar quando isso pode ter acontecido comigo. Se foi na época em que eu li Peter Mayle, em que nem estressada eu era com a vida moderna ainda, mas em que eu incorporava um executivo inglês, cansado do ritmo excessivo do trabalho, conhecendo e se apaixonando aos poucos pela região da Provence. Ou melhor teria sido na época da mania de Isaías Pessotti, na qual entre um prato de massa e uma taça de delicado vinho italiano e beges paisagens, se desvendava um crime já arquivado, num ritmo quase de Agatha Christie mas infinitamente mais saboroso? Ou do tal "vol-au-vent" de codorna da memorável "Festa de Babette"?

Devo dizer que essas delícias, eu nem as havia provado ainda. Ficava a curiosidade sem nem saber ao certo como elas seriam exatamente. Quase como a criança que degustava mentalmente os tais pastéis de vento do fantasminha Pluft.

Muitos anos se passaram. Viagens, jantares, mais livros. Inacreditavelmente, vol-au-vent de codorna. Filmes. Mais uma paixão cultivada, entre tantas artes: o prazer de comer. Só que agora de verdade. Com o tempo, com mais sabedoria. "Sin perder la ternura", sem deixar de reconhecer o gozo das coisas simples, do cheiro de um arroz bem feito.

Incrível essa cabeça da gente. Que por causa de uma simples cena, leva-nos a revisitar quase que uma vida inteira.

5 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Três coisas importantes me tomaram no teu texto: primeira que ao ler esse filme me apaixonei pela idéia de escrever um blog, foi a partir dele que comecei o meu; segundo adorei o filme, porque adoro degustar, adoro comer e comer bem; terceiro a nossa capacidade de memória, que nos faz viajar no tempo como a cena do filme te fez.
Simplesmente, adorei o post... fiquei pensando nesses três pontos e o quanto gostei desse filme.

bjssss

Beth Blue disse...

existe na vida da gente um marco...quando a gente fica parecendo assim meio bobo, meio esnobe, por idolatrar um certo tipo de queijo, uma marca de azeite ou uma boa garrafa de vinho.

Amei o texto e te entendo perfeitamente...Palavras mágicas que me levaram a revisitar meu passado de gostos e sabores (eu que também amo a boa mesa e não resisto a um bom vinho).

Ah, e a Festa de Babette é um colírio para os olhos. Realmente maravilhoso nos pequenos detalhes!

beijos transatlânticos...

Lilly disse...

Viajei, né? Que bom que vocês também conseguiram embarcar nessa viagem. Ótimas lembranças!!

Beijos.

Kilson disse...

Eu sou apaixonado por filmes. Gosto das mensagens que eles podem trazer para a nossa vida pessoal. Amo viajar vendo um bom filme.
Se tudo isso não bastasse, sou um eterno saudosista. Passeio todos os dias nas minhas lembranças. Um música, uma comida, uma bebida, um vinho específico ou não, sempre me faz lembrar de alguém especial, que teve um papel importante na minha vida.
Adorei o post! Parabéns, por me aguçar ainda mais as minhas boas lembranças!
Obrigado!

Lilly disse...

É, Kilson, é preciso saber cultivar o lado bom do saudosismo. Aquele que realmente nos remete às coisas boas sem nos manter presos no passado.

Obrigada pela visita!