quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

E tudo era branco...


Dada a proximidade do Réveillon e estando eu avessa ultimamente a aglomerações, restou-me ir à locadora e pegar um pacote de fim de semana (e eu ainda com essa história de não saber as regras da nova ortografia, onde vai hífen e onde não vai). Entre os filmes, o "Sex in the city 2".

Antes de mais nada, devo observar que a frase anterior, não sei explicar, me arremeteu em qualquer parte da mente à coluna do "Apicius", do saudoso JB. Linkei a definição de um blog achado no Google, não por ser seguidora (embora talvez até mereça seguir, devido à coincidência de afinidades) mas por pressa de não deixar escapar o momento. A lembrança não veio de imediato. Fiquei pensando: "quem era mesmo que eu lia assim?".

Comecei a assistir o filme e minutos após, tocada pelas belíssimas cenas do casamento gay que se inicia, tive um daqueles "insights". Segundo os participantes até o momento, um casamento não poderia ser mais gay. Ironia ou não, vejo as cenas que se desenrolam, de um branco estonteante e músicas que evocam as lembranças de várias tardes passadas na companhia da "Sessão da Tarde" e seus musicais e me emociono.

Fiquei deslumbrada pelas músicas, pela beleza das cenas e resolvi dar um pause no filme para registrar A sensação. Talvez eu não consiga descrever com exatidão, o que foi exatamente que eu senti. Muitas vezes me faltam os adjetivos e os substantivos. Mas foi um misto de saudosismo com encantamento. Vejam o que as cenas provocaram em mim: tive que procurar no dicionário a tradução para "émerveillement" pois esta foi a palavra que me ocorreu e para a qual não conseguia um sinônimo em minha própria língua. Isso é indicativo da mágica que me envolveu pois me parece que as mesmas coisas que dizemos no português, se ditas no francês, não sei porque, soam mais bonitas.

Eu não sei se esse estado em que eu fiquei é indicativo de idade, se alguém mais jovem poderia se emocionar como eu me emocionei. Nem entendo como podem os gays, pelo menos os hollywoodianos, ter essa capacidade de potencializar as fantasias femininas infantis, regadas a belos vestidos, divinas músicas e castelos encantados. E de princesas. Também não sei dizer se o filme vai prosseguir tão bom assim. Só sei dizer que foi assim que eu senti e foi assim que eu quis dizer.

4 comentários:

Anônimo disse...

quando assisti ao filme, fiquei com vontade de ter $$$ pra comprar aquelas roupas( só na ficção mesmo ne?? rsrsr) e de ter ' amigos influentes ' que me descolassem uma viagem para Dubai.. rsrsrs!!
se bem que uma amiga que mora nos USA, e ta sempre chique, super bem vestida, me disse que lá as roupas são muito baratas... ( será mesmo?? ou ela que ganha muito bem e não sabe? rsrsr)...

beijos e feliz 2011

Labelle® Paz disse...

A festa do meu casamento foi um baile de máscaras, meu vestido e maquiagem lembravam muito o filme 'Para Sempre Cinderela' [bemmmm sessão da tarde] e os convidados amaram.

Na época, eu achei aquilo tudo divertidíssimo, mas a idéia, claro, não poderia ter sido minha.... E sim, de um dos padrinhos [meu melhooooor amigo - gay - e do marido dele]. Lembro-me que o modelo do vestido que escolhi era bem tradicional, a maquiagem ídem, e toda a decoração da festa também, mas quando eles entraram nas idéias, tudo virou de cabeça pra baixo, e vivi uma noite deslumbrante de sonho, que jamais imaginei, regada a muitos brilhos e magia.

Não vi esse filme ainda [acho que sou a única na face da terra] mas fiquei bem curiosa. Feliz ano novo, querida !!

Lilly disse...

Ah, Val, com certeza as roupas comuns, essas que usamos no dia-a-dia são mais baratas nos EUA. Mas as que elas usam definitivamente não são.... rsrs... Eu não sei se vc assistia à série mas tem um episódio em que a Carrie ia ser despejada e ela apesar de ganhar muito bem não tinha nenhum dinheiro guardado. Aí um dia ela olha para o closet, conta os sapatos e chega à conclusão de que somando os Jimmy Choos e Manolo Blahniks ela tinha gasto o dinheiro que ela poderia ter juntado para comprar o apto em sapatos. São pares de sapatos que custam 300, 400 dólares. Imagina então aqueles vestidos que elas usam no filme!!!

Beijos e feliz Ano Novo para você!!!

Lilly disse...

Puxa, Labelle, deve ter sido realmente uma noite muuuuito mágica!!!! Que lembrança incrível!!!

Depois eu continuei assistindo o filme e me diverti muito. Fica tudo mais lindo ainda, bem princesa moderna porque as 4 vão para Abu Dhabi com todo o luxo imaginável; as cenas são lindíssimas e o figurino nem se fala... Eu achei bem melhor do que o primeiro. No primeiro rolam umas crises de relacionamento e como eu tinha me separado bem naquela época, chorei sem parar... Só eu mesma para chorar num filme desses...

Beijos!! Feliz ano novo!!!