quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Porque era Clarice...



Eu não sou muito de me emocionar mais com arquivos .pps porque são na maioria das vezes uma caixa de pandora: ou mensagens piegas demais ou imagens de gosto duvidoso. Ou tudo junto num arquivo só. E piora quando vem com uma mensagem de corrente. Mas vez por outra aparece algo que nos surpreende. Recebi um e o abri simplesmente porque se entitulava "Clarice Lispector".

Poderia observar o meu amigo André não serem todas as citações verdadeiras. Entretanto muitas são e nos encantam com aquela complexidade às vezes disfarçada de simples, outras carregadas de doce ou profunda melancolia, melancolia esta que nem sempre é benéfica mas que sempre se transfoma em algo de beleza estarrecedora.

O mais interessante ainda é que pude conhecer através deste arquivo algo que se chama Umbrella Art. Eu não sei definir exatamente se é um movimento estruturado como uma mostra programada ou se é uma ideia implementada por vários artistas em diversas partes do mundo. Procurei um pouco mas não me aprofundei na definição. Só digo que vale a pena conferir o site Crooked Brains, onde eles publicaram uma compilação de diversas instalações, como assim o chamam. A gente fica meio que voando na beleza das imagens, como se tivessem tirado Magritte das telas e transformado em realidade.

Como o momento é de final de ano, época em que vem um clamor por revisões do que passou e resoluções para o ano que se aproxima, fica para reflexão uma das citações que eu li e que de certa forma
combina com algumas coisas que andei dizendo recentemente:

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro". - Clarice Lispector.

3 comentários:

André Lima disse...

Rá! Deste modo vou ficar com fama de chato...rs
Beirando a verdade, porém. Sempre fico áspero com estas referências mal dadas na internet.

Mas esta que tu colocaste, sem dúvida é verdadeira! (tá no conto "Os Obedientes", se não me engano). E o mais íncrível, incrível mesmo, falei dela ontem à minha irmã.
E, nossa, muito legal esse negócio das sombrinhas, não conhecia também. Lindo o site. Vou procurar mais.

Beijo meu!

Lilly disse...

Imagina! Comentei porque admiro o seu conhecimento das obras e a boa memória! Suas indicações são sempre valiosas. E as correções também, eu sou a favor de informação de boa qualidade!

Beijosss!!

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Lilly, tava sumida por conta da facul, mas, estou de volta.

Menina, fico num perrengue danado com esses arquivos, mas, confesso que tem alguns que realmente me surpreendem kkk

bjsssssssss