domingo, 27 de novembro de 2011

Livros

Comprei este livro faz mais de 1 mês na Livraria Cultura. Me pareceu daqueles achados. Daquelas peças preciosas que de repente aparecem na seção de descontos. Coloquei na minha chique mesa de vidro como pede a mais correta das publicações de decoração.

Ocorre que coloquei lá e nem li. Hoje, num almoço frugal e solitário, resolvi folheá-lo ao lado de meia garrafa de vinho argentino, da uva Pinot Noir. Não sei se foi a influência do vinho ou se charme próprio, mas imediatamente me encantei com o conteúdo. Bela fotografia, texto bem cuidado, como todo bom obsessivo, já comecei uma nova lista. Aquela dos livros a ler. Como se me faltassem listas.

Foi num livro de Clarice Lispector, descrito neste livro, que me chamou a atenção a recomendação: leitura vagarosa. Eu, nos meus ímpetos e conceitos de pseudointelectual, sempre achei que a gente tivesse que entender tudo muito rápido e de primeira vez. tem que mostrar ser inteligente! Mas ao longo da vida fui quebrando muitos paradigmas autoimpostos. E do alto dos meus 40 anos, entendi finalmente que livro não precisa ser lido rápido. A gente pode simplesmente saborear. E se não entender de cara, que problema tem? Ninguém além de nós mesmos a julgar. Ler de novo, e de novo, até entender. É o que venho praticando ultimamente. Mesmo sem a permissão alheia, senti necessidade, num denso volume que venho tentando desbravar, de ler e ler, repetidas vezes até entender e absorver. E agora, mais do que nunca, lerei cem vezes, se for necessário, até julgar necessário prosseguir, já que me foi aprovado ler vagarosamente.

Fica aqui a recomendação.

4 comentários:

Beth Blue disse...

Que livro da Clarice é este?!! Eu li quase tudo dela (inclusive contos) e é a minha escritora favorita.

Quanto a "entender" um livro, isso é tão subjetivo...até porque, uma mesma estória pode ser interpretada de várias formas! Bem verdade que uma interpretação é sempre a melhor, mas isso não tira a validade das outras.

Os próprios escritores sabem disso muito bem: um livro é uma "obra em aberto".

Eu leio porque amo ler...alguns livros eu devoro, outros eu degusto devagarinho e fico enrolando pra não terminar...O importante é ler por prazer, nunca por obrigação.

Lilly disse...

Beth,
custei a responder pq precisei procurar no livro o título... é : "A paixão segundo G.H". Dela eu só li 2 e foi recentemente. Já postei sobre isso no passado, sobre esse meu bloquei. Li Água Viva que eu amei, Perto do coração selvagem e ah! Li o infantil, "A mulher que matou os peixes".

Dá uma olhada no FB nas minhas novas artes! Amanhã devo postar mais umas coisinhas.

Gostei da sua análise sobre entender um livro. É verdade mesmo. Mas é que tem vezes que quando o texto é muito denso, parece q a gente lê no automático e nem capta direito as palavras, não? rsrs Comigo acontece assim... eu acabo viajando e preciso voltar.... rsrs

Beijos!!

Beth Blue disse...

A Paixão Segundo G. H. é ótimo, mas também considerado um dos livros mais herméticos da Clarice.

É daqueles livros que ou você mergulha fundo junto com ela ou bóia completamente!!! Água Viva idem.

Eu gosto muito de Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, já leu?

Lilly disse...

Já estive com Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres nas mãos para comprar e acabei não comprando... rs... agora me deu muita vontade de ler! Só q tenho tantos livros acumulados... e tudo demorado... mas já vou colocar na minha lista..hehehe