quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Viagem ao fundo da alma

O livro mencionado no post anterior surtiu algum efeito em mim pois eu parei um pouco com os filmes e recomecei a ler. Após uma longa fase de leitura meramente recreativa, resolvi retomar os livros mais de alma.

Por sugestão da amiga Beth, do Noites em Claro, resolvi ler mais um de Clarice Lispector:

Taken with instagram

O livro é realmente muito bom. O que me frustra em Clarice Lispector é que não é uma autora para ser lida assim sem compromisso, tipo, li, entendi a estória, terminei e guarda na prateleira. Por ser uma leitura muito sensorial, dependendo do momento ou da fase de vida, a gente conecta melhor com um ou outro trecho. E no final, pelo menos eu, fico sempre com a sensação de não ter aproveitado o livro todo como eu deveria. Por exemplo, neste livro aí, especificamente, teve uma passagem que eu de verdade senti o peso dos elefantes no ar, isso só como um exemplo, porque houve outras. Só que a maçã, eu não visualizei tão bem. Então como se não me bastasse a quantidade de livros e filmes que tem por aí para ver, eu ainda fico com essa frustração, de não poder dizer que terminei com o livro. Enfim, paranoia minha mas acho que muitos que me leem devem ter sentimentos parecidos.

Hoje eu tive que resolver uns assuntos e não me segurei e acabei entrando na Livraria Cultura. Como estou assim nessa onda de leitura profunda, resolvi quebrar mais um mito interno que era a resistência ao "Retrato de Dorian Gray". Confesso que o motivo foi muito fútil. Eis que vi numa banca uma belíssima coleção de clássicos da Penguin, todos encapados com tecido e com estampas impressas, uma mais linda do que a outra. Tive que me segurar para não comprar outros que eu já li e que amo. Consegui me restringir a ficar apenas com o volume ainda não desbravado. De quebra, comprei também Mrs. Dalloway, já que Virginia Woolf estava entre as minhas antigas pendências. Só espero não sofrer demais com essas leituras. Porque lendo Clarice, eu sofri e chorei muito.

Taken with instagram



2 comentários:

Pri S. disse...

Mrs Dalloway... Taí um que eu li, mas acho que ainda não era a hora. Não suguei dele tudo o que eu podia. Ainda quero reler. Virginia merece e eu tb! rs

O retrato de Dorian Gray é sublime! Livro incrível! Tema perturbador e que faz refletir.

Mas Clarice... Eu faço parte do time das que amam ler Clarice e que consideram sua leitura dolorosa, sim. Meudeus, como essa mulher sabe tocar nas feridas! Como ela diz coisas que eu sinto! Só que eu apenas sofro - ela escreve magistralmente! rs

Eu preciso alternar entre as leituras lúdicas e as "de alma" tb... Pq não é sempre que estou forte pra aguentar os "baques" que a gente l~e por aí! rs

Boas leituras! :-)

Lilly disse...

Pri,
lendo o seu comentário eu me dei conta de algo que pensei em escrever e esqueci. Eu ia dizer que ler Clarice, pelo menos para nós, mulheres de uma certa idade e experiência, deveria ser algo rotineiro, como fazer as unhas ou secar o cabelo... rsrs Estou banalizando mas acho que vc me entendeu... ;)

Acho q vou começar Dorian Gray hoje!!