segunda-feira, 10 de maio de 2010

Deletei o meu orkut

Faz aproximadamente um mês que eu deletei o meu Orkut. A ação foi provocada por uma constatação, daquelas que tomam a gente de repente, de que o site em questão não estava agregando nenhum benefício real à minha vida.

Fazia tempo que eu pensava sobre isto. Se devia ou não manter a conta. Eu sempre me dizia que se optasse pela exclusão, ia perder o elo de ligação com amigos tão queridos, pessoas tão importantes para mim no passado e que eu pude reencontrar através dessa rede.

Já faz algum tempo que eu defendo o modo de vida mais simples. Venho substancialmente, quase que diariamente me questionando sobre hábitos e atitudes que podem tornar a minha vida mais ou menos simples. E foi a partir de uma reflexão dessas que cheguei finalmente à minha decisão.

Eu fui privilegiada na profissão pelo contato com várias pessoas. Sempre encontrei muitas pessoas interessantes e outras nem tanto ou quase nada. Ao longo destes anos, pude colecionar uma imensidão de amigos e conhecidos no Orkut. Abria o sistema ultimamente quase que apenas mensalmente para encontrar nas atualizações, dezenas de fotos de pais deslumbrados, solteiros frenéticos nas baladas, solitários viajantes, fotos de terceiros publicadas sem o conhecimento ou aprovação dos mesmos, quando não, comentários indiscretos, que melhor teriam sido ditos por e-mail do que no scrapbook para todo santo ver.

Não me levem a mal. Não é tudo, ou melhor, pouco é crítica. A crítica fica sim para a falta de discernimento ou discrição. Dos amigos felizes por suas conquistas, fica da minha parte uma certa angústia, uma sensação de débito por não poder compartilhá-las pessoalmente. Dos amigos reencontrados idem, uma certa frustração por eu não encontrar o espaço que eles merecem em minha vida no presente, dado o papel importante que desempenharam no passado. Em relação às fotos... fica um gostinho da adolescência, quando a gente achava que sempre havia uma festa acontecendo da qual a gente não fazia parte.

Eu não posso reclamar da minha vida. Tenho uma parcela satisfatória de festas, conquistas e viagens a celebrar. O que me incomoda nas fotos do Orkut é a falsidade mesmo que não intencional. Fica aquela imagem estática, o sorriso eterno, como se tudo fossem flores o tempo todo. Caras e bocas, poses, como se fôssemos todos pop-star. Me veio hoje um insight; eu não pretendo de forma alguma condenar qualquer avanço tecnológico ou ferramenta. Eu acho que tudo é benéfico se utilizado com valor. O insight que me veio foi que as redes sociais em geral acabam se tornando veículos de uma certa falsidade, enquanto que o blog acaba privilegiando a sinceridade. É no blog que, despidos pelo anonimato, confessamos as nossas mazelas, os incômodos, onde escrevemos cansados, tristes e descabelados, mas verdadeiros. Existem os que se abrem sim. Mas os debates mais enriquecedores me parecem acontecer naqueles círculos onde permanece um certo mistério.

Então foi assim. Percebi que os amigos verdadeiros, aqueles que gostam de mim, batem na minha porta, me ligam, exatamente como antigamente, quando não havia internet. Os que eu espero um dia reencontrar, estão guardadinhos ou podem ser encontrados através de algum outro conhecido. Os que gostam de trocar experiências, mesmo que desconhecidos, continuam antenados no blog.

Pois é, deletei e fiquei mais leve.

7 comentários:

Beth Blue disse...

Percebi que os amigos verdadeiros, aqueles que gostam de mim, batem na minha porta, me ligam, exatamente como antigamente, quando não havia internet. Os que eu espero um dia reencontrar, estão guardadinhos ou podem ser encontrados através de algum outro conhecido. Os que gostam de trocar experiências, mesmo que desconhecidos, continuam antenados no blog.

Concordo plenamente com as palavras acima! Quanto a mim comiti orkuticído há quase 4 anos exatamente pela mesma razão que você citou...mas acabei voltando pra manter contato com alguns parentes distantes com quem não tinha contato há séculos!!!

De resto, confesso que a blogosfera é mesmo a minha praia ;-)

beijos

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Lilly!

Eu já fiz o mesmo que você, deletei meu orkut por VÁRIOS motivos. Me senti invadida, exposta, e queria fugir de tudo isso no fim do meu último relacionamento. Bem, deletei, depois que a poeira abaixou, fiz novamente, mas, mantendo uma coisa mais sútil, pessoas próximas, amigos, família... principalmente as pessoas distantes, porque é um dos poucos meios de manter contato.

Entendo plenamente você! E os amigos... esses vão sempre procurar você onde você estiver, e encontrar.

bjs!

Anônimo disse...

Discordo e concordo ,amiga. Sei bem como é sentir esse lance de falsidade, mas acho que esse problema( falsidade) vc encontrará fora do orkut, na vida real. Tudo bem que vc não é obrigada a escolher com quem vc convive ou trabalha( onde tem falsidade demais...) e no orkut vc não tem como evitar a saia justa se recusar a " amizade virtual" com alguem que vc acha que não é mesmo seu amigo. Não tenho uma rede de orkut pq acho que as 200 e poucas pessoas estão ali no meu perfil pq são minahs amigas de verdade.Tenho orkut pq acho divertido, e acho que hoje sei bem até onde posso expor. Se vc olhar o meu, só verá fotos com minha irmã e amigos ou amigas, com uma pessoa especial NUNCA!!!( e mesmo se um dia eu for namorar serio, acho que vou preferir não ter o perfil do cara na minha lista, sei lá, as pessoas são maldosas e ter tudo exposto facilita muito intriguinhas e diz que diz que não tô mesmo a fim.Isso já aprendi bem a não fazer.Muita gente que é minha " amiga" no orkut ficou brava comigo pq não conto " as novidades"... ué, dane-se, conto minhas coisas pra quem confio e não somente pq a pessoa está no meu orkut... enfim, é o que penso por enqto. mas entendi o que vc falou, que ficou de saco cheio da falsidade e resolveu deletar, dar um tempo.
beijão =P

Ana ® disse...

estou pensando em deletar o meu também... nada melhor do que um telefonema, que saudade dos tempos em que as conversas com os amigos eram horas ao telefone... tudo era mais real... sei lá...!
^^

Lilly disse...

É como a Val colocou, uma decisão pessoal. Vai do momento, do propósito... mas não custa nada refletir a respeito, né?

Janine disse...

Deletei o meu há mais ou menos uma semana e exatamente pela nítida sensação de estar fazendo parte de uma "peça publicitária". O que havia de mais importante, a sinceridade, estava de uma certa forma ofuscada por fotos perfeitas, famílias perfeitas e sorrisos perfeitos. Confesso que demorei um pouco para tomar tal decisão-afinal e "aqueles" amigos distantes que só reencontrei por conta do Orkut? Aí, fui aos poucos.Primeiro me dei conta que 100 dos meus 260 amigos eram "conhecidos"...na semana seguinte copiei alguns e-mails importantes e disponibilizei o facebook para alguns-(não sei se usa, mas é muito mais dinâmico, tem um quê de twitter, permite conversa)- e pronto...voilá... me livrei deste mal. Coincidiu com a minha imensa vontade de começar um blog para expor sentimentos, impressões e pontos de vista.Posso dizer que o blog saiu do forno e tive a felicidade de encontrar seu blog! E, eis que, numa dessas "visitas", me deparo com o título "deletei meu orkut"... o meu primeiro post fala exatamente dessas minhas impressões! Parabéns pelos belíssimos textos, recheados de coerência! Abs, Janine.

Lilly disse...

Olá Janine,
obrigada pelo comentário! Adorei o seu depoimento, percebo que nossos sentimentos foram mesmo bem parecidos. Você vai adorar blogar. Boa sorte!!