quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Lógica e Sentimento

Pensando logicamente, não faria sentido que conseguíssemos controlar nossos sentimentos através da lógica? Quero dizer: se conseguimos concluir que certas coisas são inevitáveis ou que fogem ao nosso controle, que sentido faz a gente se preocupar ou pensar incessantemente sobre elas, por exemplo?

Parece existir uma regra subliminar de que a lógica pode excluir ou minorar o sentimento. Uma certa tendência a achar que quem é lógico, é frio. Deve ser porque a gente associa a lógica à sabedoria e os sábios a figuras plácidas e impassíveis. Ora, quase sempre o que o sábio nos fala é lógico, seja ele oriental, grego ou sci-fi. Mas daí a afirmar que quem é lógico é impassível, a recíproca não é verdadeira. Seria o motivo da impassividade controle de sentimento ou austeridade?

O benefício da ignorância: às vezes, fico pensando, é melhor não saber, não concluir, do que conhecer demais. Porque conhecendo, elabora-se e elaborando é que a imaginação entra, confundindo toda a lógica. Não seria sob esse aspecto então a lógica, no plano imaginário, inesperadamente próxima ao sentimento? Sim, existe mesmo o benefício de não calcular, de não refletir. O estado mais primitivo, mais puro do pensamento e do sentimento. A simplicidade e a proximidade com o ser real. Se é que existe de fato a realidade.

6 comentários:

Beth Blue disse...

Que post mais viajante, hehehe. Meu namorado costuma reclamar da minha falta total de lógica no dia-a-dia. E eu costumo reclamar que ele usa lógica demais!!! Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Lógico e sentimento em harmonia, isso sim.

E na hora da decisão, eu ainda prefiro ouvir ao coração. ;-)

Lilly disse...

A questão é: pode ser até que vc tenha a lógica. Mas que o sentimento a domine fazendo com que vc tome decisões ou tenha outros sentimentos desvinculados da lógica.

De vez em quando eu alço uns vôos mesmo... rs

Tati disse...

Eita!!
Te acompanho a algum tempo.

Entendi e não entendi!! rs.

Mas sei exatamente o que é. Por exemplo: "Será que sou deste planeta", que enxergo as coisas erradas e que me pergunto o pq de tudo. Que esta tão óbvio e ngm vê.

Lilly disse...

Acho que nem eu entendi! rsrs...

Cacau! disse...

De fato existe aquele pensamento atribuído ao Dalai Lama: "se um problema tem solução, então não preciso me preocupar; e se não tem, também não." Frase típica de quem não enfrenta um trânsito caótico, por exemlo.
E é lógico concluir que o cultivo do conhecimento liberta a criatividade de nossas mentes, aptas a voar cada vez mais longe...
Surreal.

Anônimo disse...

Nossa, vc leu me pensamento 4 meses antes de eu postar sobre o mesmo assunto.rs.
Concordo!
beijão;)