quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ser

No outro dia ouvi uma frase, em linhas gerais, assim:

- Fulana não gosta que eu faça tal coisa porque fica parecido com o dela.

Fiquei pensando: engraçada essa preocupação de que uma outra pessoa possa ser parecida com a gente.

Existem poucas certezas na vida. A única e a mais batida é que vamos morrer. Talvez uma outra seja que a gente existe e "é". Porque a necessidade de mostrar para o mundo uma imagem e imprimir uma marca própria? Somos e isso é incontestável. Temos o direito de mudar uma coisinha ou outra transformando-nos ao longo do tempo, além das marcas que ganhamos com nossas experiências. Que somos únicos, quanto a isso não há dúvidas. Que importa se alguém tem um cabelo parecido ou uma camisa igual se o que vai dentro é diferente? O formato dos olhos, a sinceridade do sorriso, o entusiasmo de uma afirmação. Não existe ninguém no mundo exatamente igual.

Ser é algo inevitável e ao mesmo tempo contraditório. Porque nem sempre a gente é quem deveria ser, é quem a gente quer ou se deixa ser como realmente é. A maior parte do tempo preocupamo-nos em ser quem a gente acha que os outros querem que a gente seja. Esse é o nosso maior erro. Como escapar disso?

2 comentários:

André Lima disse...

Do ponto de vista filosófico-analítico, isto ocorreria talvez porque, apesar da primeira conclusão incontestável: "tudo (e todos, portanto) é", não há nada localizável no indivíduo que lhe seja essencial, só do gênero ao qual ele pertence. Por exemplo, (sim, batido) "todo homem é mortal". É inerente ao gênero homem/humano ser, mortal, não se é humano sem ser mortal. Agora eu te pergunto: e eu, o que é afinal que só eu sou? Por que essa porção de coisas que tu sugeriste, poderiam muito bem não fazer parte de mim e eu continuar sendo eu. Mas um homem não pode deixar de ser mortal como todos os outros.

A tristeza disso é, sei que sou único, mas não sei como, onde nem por quê.

Adoro esse tema! Belo texto, pra variar.

ps: termino clariceando (que eu sei que tu gosta): "Não se deve ter vergonha de ser ou de não ser alguma coisa". Meeeeeestre!

Lilly disse...

E o comentário supera o post mais uma vez!!!! rsrsrs

Adoreeeeei....