sexta-feira, 11 de julho de 2008

As maravilhas da Região do Douro


Já contei anteriormente que estivemos no norte de Portugal por um dia saindo de Ciudad Rodrigo na Espanha. Depois que cruzamos a fronteira, passamos por várias cidadezinhas. As maiores: Castelo Rodrigo, Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa, e um monte de outras menores cujos nomes não recordo mais. Até chegar a São João da Pesqueira.

Estava lendo um pouco sobre a Região do Douro para escrever esta postagem. Não encontrava palavras para descrever este caminho. Entretanto, após rever algumas fotos, me dei conta que se tivesse que escolher um único adjetivo, eu diria simplesmente: "poético".

Os portugueses que emigraram desta região de Portugal no final da década de 50 para países como França, Suíça, Alemanha, etc, retornaram para a região e aplicaram todo o fruto dos seus esforços na própria terra. O amor destes herdeiros por sua terra é visível, palpável. Ele se expressa através de casas branquinhas, muito bem cuidadas, carreiras infindáveis de videiras e oliveiras, que acompanham harmoniosamente e simetricamente as curvas dos montes. Ele está presente nos pessegueiros, cerejeiras, árvores de romã, nos morangos doces e nas hortas particulares cultivadas para consumo próprio. Páre para conversar com qualquer morador da região, e ele terá sempre uma história para contar sobre como deixou o seu país e retornou para transformar aquela terra com suas próprias mãos nas maravilhas que testemunhamos hoje. Em seguida, ele oferecerá com orgulho, algo de produção própria: vinho do Porto, azeitonas, azeite, frutas. Você será convidado a visitar lagares (locais onde se pisoteiam uvas) e tonéis onde descansam estas riquezas.

Posso passar horas tentando descrever a sensação de cruzar aqueles montes, vales profundos, paisagens de verde vibrante das uvas que brotam, rios que serpenteiam, vilas seculares, mas não vou conseguir traduzi-la com toda a exatidão. Sendo assim, só me resta aconselhar: visite.

2 comentários:

Barbara disse...

Minha mãe vai adorar ler esse texto. Realmente Portugal tem seus encantos... ouço falar deles desde pequena :) Super beijo amiga.

Lilly disse...

Só vou dizer uma coisa: hoje em dia eu AMO pão com azeite... ;)

Beijos!!