terça-feira, 30 de junho de 2009

Paris je t'aime


Estava na minha lista de pendências e consegui assistir ontem. Como toda reunião de curtas, tem sempre as excelentes, as mais ou menos, e as péssimas, dependendo do gosto do freguês.

Cada estorinha é atribuída a um "bairro". Eu particularmente me emocionei muito em "Bastille" (Isabel Coixet), "Faubourg Saint-Denis" (Tom Tykwer), "Place de Victoires" (Nobuhiro Suwa) e "14e arrondissement (Alexander Payne)". Gostei também de "Montmartre" (Bruno Podalydès), "Quais de Seine" (Paul Mayeda Berges and Gurinder Chadha) e "Loin du 16e" (Walter Salles e Daniella Thomas). Odiei outros dois que não valem a pena ser mencionados. E o restante, apenas assisti.

Contar do que se trata cada estória é tirar um pouco da graça porque quase sempre, os diretores trabalham neste tipo de produção com o impacto do desfecho final. Há sempre algo a surpreender ou para se refletir sobre.

O que posso dizer para quem nunca leu sobre Paris, é que conhecer a sua origem, do trabalho que foi feito ainda na época de Napoleão pelo Barão de Haussmann e a sua divisão em unidades administrativas chamadas de "arrondissements", tornam a experiência de conhecer a cidade ainda mais interessante. Outra questão abordada freqüentemente no filme, ainda que de forma sutil, é a tensão racial vivida na capital devido ao convívio de imigrantes com culturas muito diferenciadas umas das outras.

Fica aí a dica: Paris, je t'aime.

Um comentário:

Beth Blue disse...

Sim, algumas histórias são excelentes, outras boas, outras nem tanto...Eu tenho o DVD aqui em casa então acho que vou aproveitar seu post para rever o filme ;-)