quinta-feira, 4 de junho de 2009

Que frio é esse?

Hoje cheguei pela manhã no trabalho e o termômetro do carro marcava temperatura externa de 7o C.

São Paulo tem essa relação dúbia com o frio. Durante o verão o calor é insuportável e a pouca oferta de atividades externas atraentes faz com que quase todo mundo queira fugir para a praia ou para o interior. Inconscientemente parece que todo mundo fica meio que torcendo para o frio chegar. E dá a impressão de que a cidade combina mais com o frio mesmo. Só que quando o frio chega, o que começa devagarzinho já no final de março, começam junto as lamentações: "ai que frio, hoje está demais!".

Cheguei no escritório e fiquei sabendo que esta foi a noite mais fria do ano até o momento. Na verdade o inverno ainda não chegou. Mas o termômetro marcou 2o C durante a noite.

Escrever sobre o frio pode parecer pouco inspirador mas o que o frio evoca em mim não é pouca coisa.

Apesar de ser carioca, sempre adorei frio. Passei grande parte da minha adolescência freqüentando Petrópolis nos finais de semana. Há um ar de romantismo no frio. Observar o nevoeiro descendo e entrando pelas janelas da casa, o geladinho que faz com que a gente queira ficar mais enroladinho, colocar roupas mais quentes e mais elegantes. As comidas e as bebidas do frio. Ler romances europeus e se imaginar em países longínquos e com hábitos menos expansivos do que os nossos mas nem por isso menos interessantes.

Roupa de lã, a avó que tricota um suéter, chocolate quente, viagem para NY, neve, cachecóis coloridos, fondue, cobertor quentinho, cheirinho de churrasco de festa junina, tudo isso o frio me lembra de bom. Dormir no frio, andar no frio, sensações simples e boas, desde que se tenha um bom casaco e uma meia quentinha.

Então não se impressione. Da próxima vez em que me ouvir reclamando do frio, não me leve tão a sério. São palavras vazias. É o hábito que a gente acaba cultivando sem querer de reclamar um pouquinho das coisas. Eu amo o frio e celebro com alegria a chegada dele e de dias e noites tão gostosos.

3 comentários:

Beth Blue disse...

Eu também amo o frio...ficar debaixo das cobertas lendo um bom livro ou assistindo um filme, um chocolate quente, huummmmmm..

Se não fosse assim, não moraria aqui...28 graus pra mim já está insuportável!!! Pena que quase não neva mais por aqui (aquecimento global).

André Lima disse...

Tu vê... Eu já não gosto tanto assim do inverno, já gostei mais. Sempre digo que é legal, mas só para essas coisas que você listou aí mesmo. Tomar um vinho, se enrolar em cobertor e se sentir mais bonito por estar vestido mais elegantemente e ocultando o corpo, que em geral causa problemas de auto-estima. Aliás, sempre digo que gosto do frio mas só esteticamente, hehehe. Porque, trabalhar, pegar ônibus, ir pra facul, é de doer...

Eu moro em São Leopoldo (uma cidade bem próxima de Porto Alegre) e em geral é bem frio aqui, porque é uma região de planície um pouco depressiva (que termo!) e úmida, portanto, o que piora a tal da sensação térmica. Não conheço Sampa, mas me surpreendi com teu relato, 7ºC?! Muito frio mesmo! Eu só saio de casa de luvas, touca e cachecol. Depois dum café bem quente.

Lilly disse...

Pois é, aqui em Sampa faz frio mesmo... já fez mais mas o tal do aquecimento global anda mesmo mudando as coisas. Tanto que agora já tem vários bares com mesa na calçada e no verão todo mundo usa short e bermuda, coisa que há 10 anos atrás não acontecia... Qdo cheguei aqui, precisei me adaptar aos hábitos locais pq eu só andava de perna de fora. Agora, estou precisando retomar o meu padrão carioca... :)