sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Live the life you have imagined


Vou jogar aqui um balde de água fria. Acho que todo mundo precisa, de tempos em tempos de umas frases de efeito, "inspiradoras", como atualmente se diz. E não vejo mal nisso. Em termos.

Frases inspiradoras são necessárias. Naqueles momentos de baixa, quando a gente não se sente capaz, quando precisamos de um empurrãozinho. E são essencialmente boas, eu diria. Mas creio que o verdadeiro valor das frases de efeito esteja na reflexão que elas nos provocam. Na grande complexidade que existe por trás de algo aparentemente tão simples. Nos milhares de caminhos e facetas que elas evocam.

O meu medo em relação às frases de reflexão, é que as atitudes motivadas por elas, sejam elas lidas em outdoors ou banners de cafés ou livrarias, sejam reflexos de um "fast-thinking", ops, expressão que acabei de inventar, tão impressionada que estou diante da velocidade destes dias. Ler, refletir e agir, em questão de minutos e horas. Horas? Sim, horas. Parece absurdo né. Imagine horas, numa contagem de tempo atual, quando estamos acostumados a contar em segundos. Parece uma eternidade.

Eu acredito que todo mundo tenha direito a viver a vida que imaginou ou sonhou. Acho que é o que move a vida. Totalmente necessário. O que eu não acredito, e aí está o perigo da frase, é que isso aconteça sem dor. Imagina você, adolescente de vida estável, vivendo a vida que você imaginou. Vai ser bom até um momento. Até o ponto em que, não sei porque, você vai colocar tudo em questão diante do marasmo.

Equilíbrio. Equilíbrio é a palavra que não deixo de repetir. Nem tanto a calmaria e nem o sofrimento absoluto. Desculpe, mas não acredito na genialidade sem uma parcela de sofrimento. Fico olhando os exemplos, os modelos que admiro. O que levaria uma pessoa a cortar a orelha fora? Van Gogh, amigos. Ou Alexander McQueen a se matar depois de tantas conquistas. Não interessa se você não é fã de moda. O "cara" criou um estilo, influenciou mentes, marcou sua passagem por aqui.

O que quero dizer é: "live the life you have imagined". Mas isso não quer dizer que tudo serão flores. Que você não terá que "comer grama", pegar ônibus, ficar sem dormir, trabalhar no final de semana. Eu proclamo que todos vivamos as vidas que imaginamos. Com os esforços e sacrifícios necessários. Desde que a gente consiga decifrar a hora de começar e de parar.

Carpe diem.

7 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Lindo!
Acredito nas frases motivadoras, mas, tudo no seu tempo certo, aproveitando e decifrando!
Carpe diem!

Lilly disse...

Obrigada pela visita!

Pois é, coerência e discernimento. Sempre!!

IsaBella disse...

Adorei...
É verdade... equilíbrio é uma palavra fundamental!
Vamos aproveitar mais a vida e vive-la da nossa maneira... estressar menos, né?!?
^^
gostei do seu cantinhu!!!
beijinhussssss

Lilly disse...

Que bacana, quantas visitas novas!

Sim, viver com equilíbrio, sonhando, conquistando e reavaliando.

Beijos!!

Beth Blue disse...

Lilly, quanta coincidência...lendo seus posts vejo que estamos passando por fases muito parecidas! Uma de cada lado deste oceano imenso...

Eu tinha colocado esta mesma citação do Thoreau (que amo) num poster lá no meu blog - na coluna à direita, logo embaixo dos seguidores. Dá uma olhada ;-)

E vamos criar a vida que sonhamos, um dia de cada vez!

Lilly disse...

Nossa, é verdade! Fui lá olhar! hehehe!

Anônimo disse...

nossa, pensamos muito parecido! como disse uma amiga, " não existe essa chatice de querer ser feliz o tempo todo, a vida é muito mais rica e variada que isso". beijos