domingo, 13 de junho de 2010

Lorem Ipsum

Me mostraram um dia desses um designer gráfico que oferece uns layouts super bacanas para sites. Tudo muito limpo, esteticamente agradável e caprichado. Fiquei olhando as páginas fascinada e pensando: "putz, de onde será esse cara que fala essa língua tão esquisita? Provavelmente da Romênia. Isso aí parece latim". Numa dessas viagens em milésimos de segundo que a minha mente faz, lembrei de uma ocasião, provavelmente na 4a. ou 5a. série em que eu li no livro de geografia que havia um pequeno país no leste europeu, onde a língua falada, o Romeno, tinha origem na mesma língua que a nossa. Lembro-me que me impressionou na época o fato de que um país tão longínquo e tão diferente do nosso culturamente pudesse ter uma língua em que talvez a gente conseguisse entender uma palavra ou outra. E como toda criança, imaginativa, ficava eu mentalmente me visualizando por lá, perto de algumas romenas, mocinhas de vestidinho e avental (como a fotografia do livro), eu escutando o que eles falavam e pensando: "nossa! É parecido mesmo! Eu conheço essa palavra!".

Intrigada com a origem do moço, embora o nome dele não me parecesse nada de espetacular, soava até meio italiano, resolvi dar o google na expressão que mais me chamou atenção no texto. Talvez porque ela se repetisse em vários pontos de outros layouts: "lorem ipsum".

Um pouco surpresa e também envergonhada, descobri que o tal do "lorem ipsum" é na verdade um texto gerado automaticamente para preencher diagramações, de forma que se possa ter uma idéia real de como ele fica distribuído na página. Bom, tem uma definição ótima na wikipedia.

O mico só não foi completo porque de fato "lorem ipsum" é latim. E espera lá: quantas pessoas tem recordações sobre as elocubrações feitas aos 10 anos de idade a respeito da Romênia? Brincadeiras à parte, achei interessante citar, para aqueles que queiram se informar. Na verdade o post iria muito mais além. Fiquei pensando sobre a linguagem em si, no quanto ela contribui para a imagem que formam a nosso respeito, sobre como a utilizamos para interagir nos diferentes "universos" pelos quais transitamos. Mas fiquei com preguiça. Fica para outro dia!

5 comentários:

Pat Ferret disse...

Rsrsrs Usamos esse texto pq é incompreensível (pode ser aplicado em qqr layout) e apresenta um certo equilíbrio entre as fontes largas e estreitas. Era assim que vinha o texto simulado da Letraset, em adesivo, muuuuuito tempo atrás. Mas, com o advento do computador, o "Lorem Ipsum" meio que morreu – o que a gente faz é usar "Noninonino", mais fácil de digitar. ;-)

Lilly disse...

Que legal!!! Apareceu!!! :-)
Pois é, agora eu já sei... rsrs Quando a gente é nova numa área apanha com essas novidades...
Beijos!!!

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Menina adorei a informação, mas confesso que vez por outra dou uma viajada nesse mundo as linguagens, as vezes vou tão longe que nem sei como voltar kkkkk

bjssss, adorei o texto!

Lilly disse...

Normal!! rsrs

Labelle® Paz disse...

Lilly, selinho para você lá no Mulher de 30 Anos !!