sábado, 18 de outubro de 2008

Silêncio é de ouro...

Acho que é culpa da escola... Eu fui educada para ter opinião sobre tudo... Ou será mal de carioca? Uma vez me disseram que carioca tem opinião sobre tudo. Mas voltando ao colégio, são diversos debates, "Capitu traiu ou não?", "Devemos ser a favor do aborto?", coisas deste tipo... Aí, a gente cresce assim, sendo "assertivo", essa palavra tão em moda hoje em dia. A gente quer conversar, dar opinião, falar sobre tudo e todos. Mas o que não explicam pra gente é que também tem o momento de se calar. Hora de guardar pensamentos para a gente, de não tentar se explicar tanto. Por que às vezes, por melhor que a gente tente se explicar, as palavras chegam no ouvido da pessoa de uma forma diferente. A gente acha que está dizendo uma coisa e a pessoa está entendendo outra. E nisso, ao invés de ajudar, a gente acaba atrapalhando. Tem aquela coisa também, de interpretação de texto. O escritor floreia tudo e a gente tem que ficar lendo e relendo para extrair o que realmente ele quis dizer. E no fim, a gente pensa que tem que fazer isso também na comunicação. De repente, a gente está falando ali, "preto no branco" mas quem ouve acha que tem que interpretar algo na nossa fala...

4 comentários:

Barbara disse...

Oi Li, lendo o seu texto fiquei na dúvida se ontem o meu comentário foi inadequado. Se foi o caso, desculpe. Na verdade me identifiquei com suas palavras. No último mês, li dois livros sobre esse tema e tenho refletido muito sobre a minha conduta. Meu comentário foi reflexo do meu momento e da minha demanda. Super beijo, amiga :)

Cacau! disse...

E aí, Capitu traiu ou não? Achei esse pedacinho do texto engraçado, pois estava brincando sobre isso com um colega na 6ªfeira.
Bjs!

Lilly disse...

Oi!
Imagina... vou me confessar aqui e dizer que eu estava me referindo à minha pessoa. Muitas vezes perco a oportunidade de ficar calada e enfio os pés pelas mãos... rsrsrs
Beijão.

Lilly disse...

Sabe...
Se Capitu traiu ou não, creio ser uma interpretação que pode mudar de acordo com o momento ou o amadurecimento. Preciso reler este livro para tirar novas conclusões. Lembro-me que na ocasião, eu estava na 6a.série e concluí que ela traiu... mas naquela época eu era, digamos assim, mais rígida na forma de pensar...
bjs!