segunda-feira, 13 de julho de 2009

Aprendizado

Não sei se ironia é a palavra certa mas às vezes me parece irônico que tantas pessoas se dediquem a escrever sobre suas próprias experiências, a compartilhar mensagens interessantes, seja através de auto-ajuda ou religião mas que no fundo a gente precise passar pela experiência ruim para apreender de verdade o que a mensagem queria dizer.

São vários os exemplos. A gente lê sobre o perdão, sobre a oportunidade de recomeçar, de se reerguer, de não perder o foco das coisas. Sobre não julgar e uma série de conceitos que uma vez entendidos, parecem muito lógicos. Só que misture a emoção ou a tendência a seguir um padrão de comportamento e parece tão difícil aplicar tudo isso.

E é aí que a gente percebe a verdade do ditado que diz que a "vida se encarrega de ensinar". Porque na hora do aperto, do sofrimento, é que certas "máximas" vêm à tona e é quando se dá a constatação real. A gente acaba aprendendo de verdade pelo sofrimento. Seria a forma positiva de enxergar a adversidade.

Seria muito bom se a gente conseguisse ler uma mensagem e de imediato aplicar o ensinamento. Na maioria das vezes acaba não sendo. É então que a gente começa a refletir que tudo isso faz parte mesmo do aprendizado. Que a gente tem que passar pela experiência para aprender de verdade.

Libertar-se do problema alheio entendendo que não cabe a nós a solução, que existe o livre arbítrio, este também é um aprendizado. Ajudar, orientar, apoiar sem no entanto sentir-se responsável pela solução quando ela depende do sentimento do outro.

Um comentário:

Beth Blue disse...

Este texto caiu como uma luva...estou passando exatamente isso com uma amiga. Tem vezes que só mesmo passando pelo sofrimento para aprender de uma vez por todas (comigo também foi assim). Eu queria ajudar e poupá-la de sofrimentos desnecessários, mas no final das contas, o problema é dela e a solução deve sair dela também.

beijos...