quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ser

No outro dia ouvi uma frase, em linhas gerais, assim:

- Fulana não gosta que eu faça tal coisa porque fica parecido com o dela.

Fiquei pensando: engraçada essa preocupação de que uma outra pessoa possa ser parecida com a gente.

Existem poucas certezas na vida. A única e a mais batida é que vamos morrer. Talvez uma outra seja que a gente existe e "é". Porque a necessidade de mostrar para o mundo uma imagem e imprimir uma marca própria? Somos e isso é incontestável. Temos o direito de mudar uma coisinha ou outra transformando-nos ao longo do tempo, além das marcas que ganhamos com nossas experiências. Que somos únicos, quanto a isso não há dúvidas. Que importa se alguém tem um cabelo parecido ou uma camisa igual se o que vai dentro é diferente? O formato dos olhos, a sinceridade do sorriso, o entusiasmo de uma afirmação. Não existe ninguém no mundo exatamente igual.

Ser é algo inevitável e ao mesmo tempo contraditório. Porque nem sempre a gente é quem deveria ser, é quem a gente quer ou se deixa ser como realmente é. A maior parte do tempo preocupamo-nos em ser quem a gente acha que os outros querem que a gente seja. Esse é o nosso maior erro. Como escapar disso?

My own embellishments

Quando comecei a fazer scrapbook há 2 anos atrás, eu como quase todo mundo, me encantei com os "embellishments" (enfeites) prontos. Aos poucos fui percebendo que com furadores, carimbos, fitas, bailarinas e restinhos de papel, eu conseguia produzir os meus. Já postei anteriormente sobre isso.


Bom, andei fazendo uns quadros sobre os mesmos temas e cores. E com isso sobrou muito papelzinho. Usando facas Cuttlebug, furadores Tok e crie e restos de papel (Repeteco, Doodlebug, Cartona disney, Cardstock Dcwv, papel em glitter DCWV), bailarinas Making Memories e Prima Flowers, eu montei esse enfeites. A página 17 x 17 ainda não está finalizada, vou levantar os quadradinhos com fita banana para dar dimensão e adicionar uma palavra embaixo que eu ainda não escolhi.


Estou postando antes de terminar porque fiquei entusiasmada com o resultado até agora:



terça-feira, 27 de outubro de 2009

Deu a louca no Degas

Um dia de arrumação:


- Um marcador de livros
- Um desenho antigo com a moldura quebrada
- Ops! Um bloquinho de post-it



Resultado:



Eu tenho uma predileção por Degas. Tem a ver com um livro que ganhei quando tinha uns 5 anos de idade chamado "Quero ser bailarina", que não era de Degas mas que me provocou na época uma compulsão por desenhar bailarinas.


O post-it eu ganhei de uma amiga queridíssima que sabe do meu gosto por este pintor e que me presenteou o bloquinho há muitos anos atrás.


O desenho foi feito por mim a lápis observando a foto da escultura de bailarina, num arroubo pseudo-artístico também há muitos anos atrás. Estava numa moldura preta mas ela quebrou. Perdoem-me a qualidade do desenho, aqueles que desenham, mas sinto-me orgulhosa dos poucos rabiscos que consigo fazer de vez em quando.


Espero que o mestre não esteja se revirando por aí.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pontos de vista

"Só sei que nada sei"
- Sócrates como citado por Platão.

Longe de mim ser uma pessoa radical, dona da verdade. Confesso que já fui mais e posso até ser em momentos de conflito acalorado. Em geral busco o contrário: deixar as pessoas serem, julgar menos, evitar o conselho gratuito e não solicitado. Entretanto tem sempre aquele momento em que você se vê diante de alguém que desabafa e que em troca espera um conselho. E é quando a gente se vê na obrigação de dizer algo.

Fico pensando que a pior das características que uma pessoa pode ter quando pede um conselho é o orgulho exagerado. O orgulho que gera a arrogância e a incapacidade de aceitar a opinião alheia. A vontade de discutir, de entrar em atrito. Aquilo que a pessoa possui de mais forte e que deve ser trabalhado é justamente o que a cega e a impede de ver um caminho para a sua reforma íntima.

Duro é se ver no papel de dizer a esta que ela deveria ser menos orgulhosa, menos arrogante. Mais duro ainda quanto maior for o grau de amizade. Acaba virando aquela "saia justa". A gente percebe que a pessoa quer ser ajudada, queremos dizer a verdade mas não conseguimos porque pode virar briga, pode gerar mágoa afastando-nos do objetivo que é ajudar.

Bom, duro para mim que sou covarde nessas horas mas talvez não tão duro para todos. A gente tenta falar de um jeito sutil, a idéia não "entra", tenta falar de outro, inicia-se a discussão. Então chega a hora que a gente tira o time de campo e simplesmente assiste a pessoa se enfiando no lodo sem conseguir tirá-la de lá.

Se a pessoa não entende a mensagem é porque: não se permitiu entender tamanho orgulho ou não está preparada para entender ou até entendeu mas não quer aceitar. Nessas horas, a gente deixa por conta do tal do livre arbítrio. Querer ajudar não significa se sentir dono do problema e sofrer junto. Sofrer não ajuda ninguém.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Scrapbook - Just a Girl


Variação sobre um mesmo tema. Fase Pink. Ainda bem que eu não sobrevivo de fotografia. O LO tá bonitinho mas a foto ficou péssima.

Aprendi que não devo mais fazer páginas sem prever a foto dentro. No outro LO quando tentei encaixar uma foto o resultado não ficou tão bom quanto eu imaginava.

Essa coroinha é um chipboard de mini-álbum da "Goodies". Adorei...



Scrapbooking Princess



Eu me empolguei de novo e andei fazendo uns quadrinhos... Faltou nesse LO o tapetinho da foto.
A moldura é preta. Sempre comprei branca mas ultimamente ando inovando.


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O post estúpido



Certa vez me peguei pensando: "o que foi feito de Molly Ringwald?". Procurei na internet e havia mais de um post do mesmo tipo. Pensei nisso, acho que foi quando assisiti à primeira temporada de "One Tree Hill", onde a mãe do protagonista é uma ex-estrela teen da minha época.





Fã confessa de sitcoms, me peguei assistindo recentemente a "Two and a half men". Fascinada pelo personagem de Alan mas um tanto intrigada pelos "trejeitos" dele durante uma entrevista, me peguei pensando sobre a "orientação" dele. E foi pesquisando sobre ele que descobri então, ou melhor dizendo, relembrei que o ator "Jon Cryer", trata-se nada mais, nada menos do que um dos principais de "Pretty in Pink".

Dessa vez não me perguntei mais sobre o que foi feito de "Molly Ringwald". Mas certamente bateu uma nostalgia e uma vontade de assistir novamente este clássico: para quem foi adolescente nos anos 80.

Quando?

Não precisa ser nenhum grande filósofo para de vez em quando se pegar pensando em coisas como: de onde viemos, para que existimos.

É uma infinidade de questões sem resposta.

Dependendo do momento, somos mais ou menos sensibilizados por uma questão em particular. Fico vendo crianças amuadas pela provocação de outras. Pessoas que gastam tempo chateadas com a opinião alheia, pelo supor de que outros pensam algo errôneo a respeito delas. Então me pergunto:

"Quando é que vamos entender que somos, independentemente do que os outros acham que somos?"

Beats me...

Beats me: surpreende-me que a maioria de nós precise aprender a ser feliz. Ser feliz deveria ser algo intrínseco mas inexplicavelmente é algo que precisa ser conquistado.

Talvez aí resida o mistério da vida.

Grandes feitos, pequenas mudanças


Estava pensando no outro dia na quantidade de coisas que a gente deixa de fazer simplesmente porque a gente pensa que na vida tudo precisa ser grande. Grandes decisões, grandes mudanças, gestos grandiosos, imediatismo. E com isso o tempo vai passando, a lista vai aumentando e a sensação de culpa também.


Não que às vezes não seja necessário um empenho maior, um "sprint" para alcançar o que a gente deseja. Isso também é importante. Mas junto com o objetivo e as responsabilidades maiores, tem sempre algo pequenininho que a gente pode fazer um pouquinho, todo dia e que no fim pode melhorar a nossa vida.


Se a bagunça da casa reflete na desorganização interna, então é necessário tirar um dia ou um final de semana inteiro para organizar tudo? Porque não arrumar uma gaveta por dia, analisar uma pilha de papéis por vez, mas todo ou quase todo dia? Parece que não mas ações pequenas como essa nos dão sensações diárias de vitória e nos impulsionam para querer realizar mais no dia seguinte.

A atividade em si não precisa ser uma obrigação. Pode ser aquele sonho pessoal que vivemos adiando. Livros que deixamos de ler por não nos acharmos com tempo. Melhor ler uma página por dia do que não ler nada. Melhor escrever um post no blog do que um livro inteiro. Desde que o sonho se mantenha vivo.

Regularidade, continuidade... Persistência. É isso que aprendemos com o trabalho de formiguinha. Acho que é disso que a filosofia oriental nos fala muitas vezes e que a gente acaba esquecendo no turbilhão do dia-a-dia.

Think big! E small também. Every once in a while.