quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Grandes feitos, pequenas mudanças


Estava pensando no outro dia na quantidade de coisas que a gente deixa de fazer simplesmente porque a gente pensa que na vida tudo precisa ser grande. Grandes decisões, grandes mudanças, gestos grandiosos, imediatismo. E com isso o tempo vai passando, a lista vai aumentando e a sensação de culpa também.


Não que às vezes não seja necessário um empenho maior, um "sprint" para alcançar o que a gente deseja. Isso também é importante. Mas junto com o objetivo e as responsabilidades maiores, tem sempre algo pequenininho que a gente pode fazer um pouquinho, todo dia e que no fim pode melhorar a nossa vida.


Se a bagunça da casa reflete na desorganização interna, então é necessário tirar um dia ou um final de semana inteiro para organizar tudo? Porque não arrumar uma gaveta por dia, analisar uma pilha de papéis por vez, mas todo ou quase todo dia? Parece que não mas ações pequenas como essa nos dão sensações diárias de vitória e nos impulsionam para querer realizar mais no dia seguinte.

A atividade em si não precisa ser uma obrigação. Pode ser aquele sonho pessoal que vivemos adiando. Livros que deixamos de ler por não nos acharmos com tempo. Melhor ler uma página por dia do que não ler nada. Melhor escrever um post no blog do que um livro inteiro. Desde que o sonho se mantenha vivo.

Regularidade, continuidade... Persistência. É isso que aprendemos com o trabalho de formiguinha. Acho que é disso que a filosofia oriental nos fala muitas vezes e que a gente acaba esquecendo no turbilhão do dia-a-dia.

Think big! E small também. Every once in a while.

Nenhum comentário: