quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Rivalidades

Tem certas coisas que são muito naturais. A gente faz e nem sabe muito bem porquê. Como ser Fluminense e odiar o Flamengo, por exemplo.

Na minha infância, essa coisa de time era bem distribuída. Eu tinha melhores amigas que torciam pelo Flamengo, pelo Vasco e pelo América. Mas devo dizer que a pressão foi grande. Eu quase virei a casaca uma vez porque admito que havia um certo glamour. Parecia que os colegas mais bonitos, mais populares e descolados torciam pelo Flamengo. Outra coisa precisa ser entendida também: eu vivi a época do Zico. Futebol é muito marketing e ninguém gosta de perder. Sendo assim, natural que a torcida na época tivesse muita força e prestígio.

Para ser sincera, eu torcia pelo Fluminense porque era "obrigatório" ter um time. Acompanhar os jogos, campeonatos, nunca foi do meu estilo. Escolhi o Fluminense ainda bem novinha pelas cores, olhava o escudo, a camisa e achava lindo. E bem naquela época, quando os jogos ainda eram em preto e branco, tinha o Rivelino também.

Durante a minha adolescência, vivendo quase em frente ao Maracanã, os horários das minhas saídas de sábado e domingo eram ditados pelos jogos. Em dia de Fla x Flu, melhor nem sair de casa. E para meu desespero, o chefe da Torcida Jovem do Flamengo morava no meu prédio. Portanto, várias vezes tive que passar pela concentração, tentando disfarçar o ódio mortal.

Hoje em dia, ainda tenho antipatia pelo Flamengo. A gente não consegue abandonar hábitos de anos assim da noite para o dia. Meu filho é são paulino doente e por causa dele, acabo até acompanhando mais os jogos, muito mais do que na minha infância ou adolescência. Desde pequeno que ele acompanha as tabelas dos campeonatos, faz conta para ver os jogos que têm que ser ganhos ou empatados para o time dele subir.

Sendo assim, futebol é um assunto muito comum entre nós. E há bem pouco tempo, num dia em que o "Tricolor Paulista" ia jogar, ele estava todo animado cantando o hino do time (esqueci de dizer! Ele torce pelo Flamengo no Rio por influências do pai) e se vira para mim e pergunta: "Mãe! Você sabe cantar o hino do Fluminense?". Muito envergonhada, eu percebi que não conseguia sair do "Sou tricolor de coração" e algumas outras frases desconexas como "esse time tantas vezes campeão". Tentando me desculpar, falo para ele: "Mas eu sei cantar o do Flamengo, quer ver?". E cantei o hino do Flamengo inteirinho! E ele, muito divertido, vira para mim e diz: "Mãe! Que espécie de torcedora do Fluminense é você?"

E naturalmente o episódio vai virar piada para sempre....

Um comentário:

Barbara disse...

Eu também não sei cantar o hino todo do Vasco. Mas sei cantar o do Botafogo. Isso porque a Cris tem um casal de papagaios e o meu cunhado é botafoguense roxo!!! Então, quando vou na casa deles e fico brincando com o Jorge Luís e a Anacleta, acabo cantando o hino do Botafogo. Gostou do nome do casal verde? Pois é, coisas de Cristina!!!