segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Bonecas Anne Geddes


Vou falar agora de um assunto bem de menina. Estive ontem na PBKids e fiquei ALUCINADA com a linha de bonecas da Anne Geddes. Sabe aquela fotógrafa que coloca os bebês dentro dos vazinhos de flores, vestidos de bichinhos e tudo mais? São bonecas de vários tamanhos; as que eu gostei mais foram as que imitam os bebês dormindo. MUITO FOFAS!!



Saudades disso...


Praia da Barra, sol morno, areia fria, umidade no ar, maresia, água salgada...
Ao fundo a pedra da Gávea
Será que uso o meu Mastercard?

domingo, 28 de setembro de 2008

Milagre

Meu avô era japonês, de Okinawa. Veio para o Brasil com 17 anos e foi trabalhar na agricultura. Constituiu uma numerosa família e morava no interior do Mato Grosso do Sul, onde cultivava sua própria lavoura. Conta a minha mãe que ele tinha muito talento com as plantas. Fazia enxertos, cultivava frutas e legumes premiados nas feiras locais.

Mais tarde, mudou-se para a cidade e passou a ser motorista de táxi. A casa da cidade tinha um jardim muito florido na frente, coberto de grama japonesa. Esse tipo de grama vai crescendo bastante e formando "tufos" e caindo como se fossem franjas. Lembro-me de que quando pequena, adorava rolar nessa grama "fofinha".

Acho que vocês devem estar pensando que vou dizer que herdei este jeito com plantas do meu avô. Infelizmente é o contrário. Não só não herdei como tenho até um certo pânico. Nunca sei a quantidade de água que deve ser colocada, se deve pegar sol ou não; são muitas variáveis e muita sensibilidade, que infelizmente eu não tenho. Não nessa área.

Deve fazer mais ou menos 1 ano e meio que ganhamos esta orquídea de presente. Ela tinha um único cacho de flores brancas pendentes. Um dia ela tombou e lá se foram as flores. Coloquei a planta num canto da varanda e esqueci dela. Faz uma semana e meia mais ou menos que notei nela, para meu espanto, um galho cheinho de brotos. Aguardei ansiosa para que eles abrissem. E este foi o resultado, restando ainda alguns por abrir...

Digam-me se isto não foi realmente um milagre?


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Rivalidades

Tem certas coisas que são muito naturais. A gente faz e nem sabe muito bem porquê. Como ser Fluminense e odiar o Flamengo, por exemplo.

Na minha infância, essa coisa de time era bem distribuída. Eu tinha melhores amigas que torciam pelo Flamengo, pelo Vasco e pelo América. Mas devo dizer que a pressão foi grande. Eu quase virei a casaca uma vez porque admito que havia um certo glamour. Parecia que os colegas mais bonitos, mais populares e descolados torciam pelo Flamengo. Outra coisa precisa ser entendida também: eu vivi a época do Zico. Futebol é muito marketing e ninguém gosta de perder. Sendo assim, natural que a torcida na época tivesse muita força e prestígio.

Para ser sincera, eu torcia pelo Fluminense porque era "obrigatório" ter um time. Acompanhar os jogos, campeonatos, nunca foi do meu estilo. Escolhi o Fluminense ainda bem novinha pelas cores, olhava o escudo, a camisa e achava lindo. E bem naquela época, quando os jogos ainda eram em preto e branco, tinha o Rivelino também.

Durante a minha adolescência, vivendo quase em frente ao Maracanã, os horários das minhas saídas de sábado e domingo eram ditados pelos jogos. Em dia de Fla x Flu, melhor nem sair de casa. E para meu desespero, o chefe da Torcida Jovem do Flamengo morava no meu prédio. Portanto, várias vezes tive que passar pela concentração, tentando disfarçar o ódio mortal.

Hoje em dia, ainda tenho antipatia pelo Flamengo. A gente não consegue abandonar hábitos de anos assim da noite para o dia. Meu filho é são paulino doente e por causa dele, acabo até acompanhando mais os jogos, muito mais do que na minha infância ou adolescência. Desde pequeno que ele acompanha as tabelas dos campeonatos, faz conta para ver os jogos que têm que ser ganhos ou empatados para o time dele subir.

Sendo assim, futebol é um assunto muito comum entre nós. E há bem pouco tempo, num dia em que o "Tricolor Paulista" ia jogar, ele estava todo animado cantando o hino do time (esqueci de dizer! Ele torce pelo Flamengo no Rio por influências do pai) e se vira para mim e pergunta: "Mãe! Você sabe cantar o hino do Fluminense?". Muito envergonhada, eu percebi que não conseguia sair do "Sou tricolor de coração" e algumas outras frases desconexas como "esse time tantas vezes campeão". Tentando me desculpar, falo para ele: "Mas eu sei cantar o do Flamengo, quer ver?". E cantei o hino do Flamengo inteirinho! E ele, muito divertido, vira para mim e diz: "Mãe! Que espécie de torcedora do Fluminense é você?"

E naturalmente o episódio vai virar piada para sempre....

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Citations

Acho que foi o frio.... acordei hoje, nessa manhã de "primavera"... e estava mais frio ainda do que no auge do inverno...

Caminhei pela rua cinzenta, garoa fina, casaco de couro e cachecol...

Pensei: "Faz tempo que não leio nada em francês"... Pode dizer o que for, mas francês é muito chique. Tudo na frança é chique. Paisagens, comida, artes... Pode-se dizer qualquer bobagem em francês que passa a ser chique também... rs

E nesta onda de inspiração, encontrei este site muito legal, com milhares de citações e resenhas de livros. Um show:

http://www.evene.fr/

Aproveito para roubar uma citação:

"Rien ne fait mieux écrire que d'écrire sur ce qu'on aime"
Paul Léautaud

(Nada faz escrever melhor do que escrever sobre aquilo que gostamos)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Onde essas crianças vão parar?

Olha, antes que me critiquem.... sou uma mãe super consciente. Meus filhos não vêem novela e nem filmes com conteúdo impróprio. Evito palavrões, valorizo atividades artísticas, leitura, música, etc. Mas devo dizer que a gente cria os filhos para o mundo. Não adianta ser intelectualizado e viver isolado, sem gostos comuns, momentos de descontração, sem conseguir rir da piada do grupo. Então é por isso que ao mesmo tempo em que levo meus filhos para um show do "Palavra Cantada", também permito que eles vejam Disney Channel, High School Musical e coisas do tipo.

Ontem, parei do lado da minha filha de 5 anos para assistir um trecho de HSM II. E ela me explicou: "Mamãe, ela (Gabriela) voltou. Ela foi embora porque ele (Troy) estava mudando".

A gente pensa que eles estão ligados só na música e na coreografia mas vejam só!!!!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Scrapbooking again

Eu andei super parada... mas neste final de semana bateu uma inspiração e eu consegui terminar o 2o. quadro do Bernardo que ficou parado mais de 1 mês... faltava tão pouco para terminar.... a mamãe do Bernardo não vai gostar muito de eu estar postando em primeira mão no blog, antes de ela ver....


Já deu para perceber que eu sou razoável no Scrapbook mas péssima fotógrafa... isto está no meu "to-do list"... aulas de fotografia...

Não sei se eu já tinha comentado anteriormente, mas o detalhe desses quadros é que eu fotografei a decoração do quarto e reproduzi os mesmos desenhos nos quadrinhos...

Segue o link do quadro anterior. Acho que combinou bem!!

http://dreamlilly.blogspot.com/2008/08/bernardo-est-chegando.html

Tem um outro bebê que nasceu na semana passada. Acho que terei que fazer mais um quadro....

sábado, 20 de setembro de 2008

Brincadeiras infantis de hoje

- Au, au, au (engatinhando pela casa).

- Mamãe, eu sou um Lhasa Apso.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Garçonete


Não tenho nenhuma pretensão de bancar a crítica de cinema. E nem é o propósito deste blog ficar discorrendo sobre filmes. Mas sinto-me na obrigação de dividir com as pessoas aquilo que me entusiasma ou emociona.

Há alguns meses atrás fui assistir um filme no circuito alternativo e vi o trailer de "A Garçonete". Lembro que me pareceu muito bom. Tive a oportunidade de finalmente alugar este filme no final de semana. E ele não me decepcionou.

Para quem tem algum preconceito com filmes alternativos, o que posso dizer é que nem sempre eles são intelectuais (ou intelectualóides), densos ou cansativos. "A Garçonete" por exemplo, é levíssimo e divertido. Ele é artístico na maneira de contar a estória. Existe uma poesia na forma como são descritas as tortas que ela faz e no colorido das cenas. Sim, prepare-se para ficar com água na boca. São tortas maravilhosas, doces ou salgadas, do início ao fim.

No quentinho da noite

- Mamãe, posso ficar um pouco com você?
- Pode sim, deita do outro lado.

Estou quase caindo da cama. Duas cabeças no mesmo travesseiro.
Olho para o lado dela: um cachorrinho sujinho.
Penso: "que bonitinho, ela trouxe o cachorrinho".
Toca o despertador.

- Bonitinha, tá na hora de acordar para ir para a escola...
- Ah, mamãe, não quero sair daqui porque você está fofinha. Porque você é tão fofinha?

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Sensações IV

Frio da noite. Garoa.
Casaco quentinho.
Passo, passo, rápido, sem parar.
Pessoas, carros, ônibus, lojas.
Caminhar mais rápido.
Suor, corpo quente.
Músculo queimando.
Rua vazia.
Avenida esvaziando.
"Estou quase lá".

Surpresa Matutina

Não me peçam para explicar... estava andando hoje pela manhã e escutei um gralhar insistente. De início não prestei atenção. Mas ele não parava. Então, olhei para cima (na direção de onde vinha o som) achando que podia ser um urubu (se bem que nunca achei que urubus emitissem qualquer tipo de som) e para minha surpresa, avistei um TUCANO!!! Ele era enorme, com um bico laranja maior ainda.... E parecia que me olhava. Saquei o celular e tentei tirar uma foto. Mas estava muito longe. Continuei olhando para ele que orgulhoso conseguiu o queria: a minha atenção. E uma vez atingido o objetivo, voou e foi embora.

Um pouco de cor na minha manhã tão cinza e fria...

Coisas belas e inexplicáveis acontecem. É só ter um pouco de fé e atenção...

sábado, 13 de setembro de 2008

Mamma Mia

No final dos anos 70, um dos meus tios, irmão da minha mãe, foi morar em Curitiba. Conheceu uma moça, namorou e casou. A festa do casamento foi de arromba, no tradicional restaurante "Madalosso". Eu tinha aproximadamente 8 anos de idade quando ele casou. Vesti um vestido meio britânico, de manga comprida, xadrez de verde, azul marinho e ocasionais amarelos. Golona branca e fita de cetim verde escuro amarada em laço no meio da gola. Meia-calça e sapato boneca de verniz preto. Por ser em Curitiba, naturalmente fazia muito frio.

O que me recordo vividamente, além do vestido, é que a festa rolou animada até bem tarde. Tocaram todos os sucessos de "ABBA" várias vezes, todo mundo muito animado na pista, cantando alto os refrões mais conhecidos. Como eu era muito menina, numa certa altura quis dormir. Me recostei num sofá meio de madeira e tentei adormecer em meio àquela balbúrdia.

Mamma mia nem bem estreiou no cinema e eu já fui ver. Eu não fazia idéia de que era musical mesmo... Eu nunca fui muito fã de Meryl Streep mas devo admitir que quando ela sai daqueles roteiros muito dramáticos, ela se transforma e aí percebemos o quanto ela é boa atriz. O filme está muitíssimo divertido, valendo muitas gargalhadas. Dá vontade de cantar junto cada hit que se apresenta ao longo da estória. E o final é engraçadíssimo. Vale a pena ver....

Para os mais emotivos, as lágrimas rolam em "The Winner Takes it All":

http://www.youtube.com/watch?v=xK3mVxGfzPY

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Juno

Ontem, finalmente eu consegui ver Juno. Confesso que estava um pouco cética... O filme começou devagarzinho... acho que fiquei um pouco preconceituosa porque escutei a trilha sonora antes e não gostei... mas a estória vai se desenrolando aos poucos, a personagem vai crescendo (dentro do filme, quero dizer, apesar de que literalmente também... rs). E de uma forma leve e divertida, várias questões humanas são apresentadas, desde a sensação do "não pertencer", comum na adolescência, até dúvidas e crises próprias da fase adulta.


Para variar, derramei lágrimas em 3 cenas... Tá certo que isso para mim não é difícil. Tenho uma amiga que é descendente de italianos que se gaba de estar me contagiando com este "jeito de ser". Mas eu vivo dizendo para ela que por debaixo desta aparência plácida "luso-nipônica", eu sempre fui tão italiana quanto ela. Primeiro porque o meu nome é um dos mais comuns na Itália, apesar de meio raro no Brasil, segundo porque eu amo massas de todo tipo e terceiro porque no fundo eu amo um melodrama e uma auto-comiseração.


Sendo assim, diante de tanta sensibilidade, eu praticamente consegui vencer os violõezinhos e gaitinhas da trilha sonora e posso dizer com convicção que AMEI o filme e que recomendo.

Outra dica: o CD de tributo ao Carpenters que aparece numa das cenas é excelente. Eu tenho.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Amizade II



Uma das grandes oportunidades que o Orkut nos proporcionou foi a de reencontrarmos pessoas que conhecemos em uma determinada fase da nossa vida e de revisitarmos aquela época com uma "roupagem" diferente. Definitivamente na adolescência tomamos muitas atitudes equivocadas por pura insegurança ou por vermos as situações não como elas são realmente mas como pensamos que são.


No início eu me frustrei um pouco. A gente acha que tem que reencontrar os amigos pessoalmente e que tem que reviver os momentos daquela época. Não é assim. Até porque a gente mudou um pouco, os amigos também, alguns estão distantes... enfim. Atualmente eu tenho me esforçado para fazer as coisas que eu consigo fazer, sem ilusões. Se não dá para largar tudo, pegar um avião e dar um abraço apertado naquela amiga de infância, então que pelo menos troquemos e-mails, fotos, papos no telefone, scraps no Orkut.

Depois que que reencontrei essas pessoas, já me vi pedindo desculpas por coisas de 20 anos atrás, adicionando pessoas que no colégio eu não tinha nem coragem de conversar, pude ouvir impressões que as pessoas tinham sobre mim que eu nem fazia idéia. E o melhor de tudo, pude resgatar um pouquinho da minha essência, coisas que eu havia esquecido sobre mim mesma.

Uma amiga me disse: essa música me lembra tardes na sua casa. Outra me perguntou: você ainda gosta de Supertramp e Marillion? Toda vez que escuto "Kayleigh" lembro de você. Aí me ocorreu: faz tempo que não escuto Marillion, Marillion com Fish, é claro. E me frustrei um pouco porque não carreguei o álbum "Fugazi" e "Misplaced Childhood" no ipod. Mas tem "La Gazza Ladra", e já dá para matar as saudades...

Agora tá rolando "Jigsaw":

"Stand straight, look me in the eye and say goodbye
Stand straight, we've drifted past the point of reasons why
Yesterday starts tomorrow, tomorrow starts today
And the problem always seems to be were picking up the pieces on the ricochet
This is the ricochet"

http://www.youtube.com/watch?v=JDO_O1CS6d0

Kayleigh:
http://www.youtube.com/watch?v=cwNVfNc1IQM

Lavender:
"A penny for your thoughts my dear,
IOU for your love,
IOU for you love..."
http://www.youtube.com/watch?v=Q7sIzWKHGwQ

Script for a Jester's Tear
http://www.youtube.com/watch?v=gaBjdLQ0LJ0