segunda-feira, 23 de junho de 2008

Portugal é aqui...

Passei uns 10 dias viajando pela Espanha e provando várias delícias da cozinha espanhola: paellas, tortillas, especialidades da Catalunha, Andaluzia, queijos típicos, ibéricos... e por aí vai. A gente não se cansa de comer.

Certo dia, atravessamos a fronteira da Espanha para Portugal para visitar uns parentes no distrito de Viseu. Perto da hora do almoço, conscientes de que não seria possível chegar ao destino em menos de 2 horas, resolvemos parar numa cidade (Vila Nova de Foz Côa) e almoçar num café que estava, pela quantidade de carros parados na frente, bastante frequentado.


Entramos no pequeno restaurante e logo bateu uma sensação de estar em casa: pessoas falando português! O sotaque foi quase imperceptível para os ouvidos já tão acostumados ao espanhol. Veio a comida: comidinha caseira; salada, arroz, batatas fritas em rodelas, bife... A sensação foi indescritível. Tudo tinha o mesmo gosto da comida no Brasil, o mesmo refogado ao alho e cebola... Arroz branquinho... Comi como se não comesse há 20 dias...

Nenhum comentário: