Fico comparando o ensino da minha época com o de hoje e me admira a evolução que ocorreu nesta área. As crianças aprendem a pensar; as limitações de cada faixa etária são respeitadas mas ao mesmo tempo, compreende-se que a capacidade para o aprendizado é enorme. Crianças ainda não alfabetizadas são expostas à beleza do mundo animal, recebendo inclusive dados científicos; são também estimuladas a apreciar obras de arte e a interpretá-las. A cartilha foi abandonada (eu me alfabetizei pelo "Davi meu amiguinho", saudades...) e a escrita e a leitura são adquiridas aos poucos, quase como por brincadeira. O raciocínio é construído e não decorado.
Recentemente me emocionou um trabalho que a minha filha de 4 anos fez; só de bater o olho eu consegui imediatamente reconhecer o quadro, visto que é uma pintura bastante famosa e marcante. Conversando com ela, elogiei o desenho e ela me explicou: "sim, mamãe, é o quadro da Tarsila".
5 comentários:
Olá Lili!
Adorei seu cantinho virtual.
Muito simpático e aconchegante!
Parabéns.
Camila
Obrigada, Camila!
É sempre legal receber visitas! ;-)
Oi Lilly,o desenho está lindo! Quatro anos!? Percego um certo dom artístico. Estou enganada? Um super beijo, estou adorando ler suas histórias ;) Babi
Pois é Babi... ela desenha com forma definida desde os 2 anos... acho q ela leva um certo jeito sim... ;-)
Beijos.
Postar um comentário