segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Alerta: Hipotireoidismo

Eu andei esquisita. Assustadoramente esquisita. Desanimada, triste. Por causa da minha necessidade de controlar o açúcar, consultei uma endocrinologista e ela acabou identificando, a partir do relato dos meus sintomas e dos exames de sangue, o hipotireoidismo. Fui por causa de um problema e achei outro. Mas estou feliz que tenha sido diagnosticado pois minha vida melhorou muito desde que iniciei a medicação.

Tanta coisa rola pela internet hoje em dia, tantos hoaxes e afins, que a gente acaba sem saber no que acreditar. Eu particularmente deixo de ler muitas coisas porque evito sofrer por antecedência, prefiro enfrentar os problemas conforme eles vão aparecendo. Mesmo assim, resolvi falar sobre o que aconteceu comigo, pode ser que ajude. Nem sempre tristeza sem motivo é sem motivo de verdade. E nem sempre é tão sério como depressão. Para ter um esclarecimento melhor sobre o problema, recomendo a leitura do excelente post da Sam Shiraishi no A Vida Como a Vida Quer: sério e esclarecedor.

11 comentários:

Valéria - Artes em Madeira disse...

Oi querida, obrigada pela visita la no meu bloguinho. Demorou mas aareci para agradecer. Bjs

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Lilly,

graças a Deus você está bem.
Vou olhar minha situação, também não ando muito bem.

bjs

Labelle® Paz disse...

Se todos tivessem o mesmo pensamento que você, teríamos mais informações sobre os mitos e verdades na internet quando o assunto é algum diagnóstico ou doença. Informação é tudo! Vindo de alguém que passou pela experiência, é mais que isso, é parceria.

Quando mais precisei de colo, busquei ajuda em comunidades onde os participantes já tinham passado pelo mesmo que eu, e a troca de experiências foi incrível. Desde os melhores exames, aos mais renomados médicos. As amizades que fiz, serão para sempre.

Unknown disse...

Gostei muito da matéria da Sam, pois demorei muito tempo até identificar que tinha hipotireoidismo. Cheguei a fazer tratamento para depressão, não entendia porque meus cabelos caíam até fazer o exame de TSH que identificou o distúrbio.
Esse assunto é muito sério e precisa ser tratado como tal. Graças a vocês há uma divulgação, continuem fazendo, é muito importante que as pessoas sejam alertadas!

Lilly disse...

Meninas,
tive uma certa reserva em fazer o post mas diante dos comentários, creio que fiz a escolha certa e fico muito feliz em poder de alguma forma contribuir para a conscientização das mulheres, mesmo que indiretamente, pois o crédito mesmo vai para a Sam que escreveu com tanta seriedade.

Obrigada pelo carinho!

Pri S. disse...

Lilly,

Quando exponho meu problema de ovários policísticos no blog é justamente pra exorcizar meus fantasmas e pensar que alguém pode ler e se sentir menos sozinho de alguma forma. Fez muito bem em dividir! :-)

Por mais que essas doenças sejam um saco, existe tratamento. A questão é convivermos da melhor maneira e reencontrar nosso ponto de equilíbrio.

Que seu tratamento seja um sucesso! :-)

Beijos!

Lilly disse...

Obrigada pela força, Pri!
Beijos!

André Lima disse...

Querida, que bom que tu estás legal agora. Ironias do mundo, a gente pesquisa e se dedica tanto à psique, que de vez em quando esquecemos da química... O que constitui o que? Parece uma boa pergunta.

Lilly disse...

Pois é, é uma busca constante pela melhoria, pelo auto-controle, somos bombardeados por mensagens de auto-ajuda e surpresa: mesmo que a gente queira, nem sempre o corpo da gente contribui. Pelo menos a briga interna cessa, de vez em quando. Ou diminui.

Malu Costa disse...

Importantíssima essa matéria sobre o hipotireoidismo. Cheguei a fazer tratamento para depressão e nem desconfiava que sofria do distúrbio.
Como os sintomas são comuns em nosso dia-a-dia, muitas pessoas não reconhecem o problema na tireoide.
Obrigada pelo post e por ajudar a esclarecer.

Lilly disse...

Obrigada pelo depoimento, Malu!