segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O dia difícil

Esse post é para a Labelle. Eu ia escrever um comentário mas me dei conta que ia ficar tão grande que acabaria se tornando um post.

Você me disse que está evitando filmes tristes. Só que eu vou ter que citar "Precious". A narrativa do filme é no formato de pensamentos da Precious, uma garota truculenta, de pouca fala, mas com uma mente que não pára de refletir sobre o que acontece com ela, dentro da simplicidade de seu vocabulário que ela, analfabeta, alcança. Então teve uma passagem que me tocou profundamente. Ela disse:

"The other day, I cried. But you know what? Fuck that day. That's why God, or whoever, makes other days".

Fiquei pensando que não só é uma benção que os dias acabem e novos dias comecem como, de uma forma meio bizarra, os dias ruins parecem existir para que a gente consiga reconhecer os bons dias, quando eles "aparecem". A mente humana é assim. A gente identifica com facilidade as coisas ruins mas parece ter dificuldade em lembrar ou se abrir para o que é bom. Deve ser por isso que existe tanta religião ensinando a gente a ser feliz.

Bom dia! ;-)

Quotes da Precious:

http://www.imdb.com/title/tt0929632/quotes

11 comentários:

Beth Blue disse...

O post pode até ser dedicado à Labelle mas foi um belo presente no dia do meu bloganiversário! ;-)

Eu conheço muito bem esses dias difíceis. Mas desconfio que são justamente esses dias, estas dificuldades e pedras no caminho que nos tornam pessoas mais fortes, e melhores!

Nada como um dia depois do outro. Porque uma coisa é certa: o que não mata, fortalece!

beijos transatlânticos

Lilly disse...

Oi Beth, que coisa boa! O aniversário, ler o que faz bem e escrever o que faz bem!!

Parabéns!!

Beijos.

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Lilly, que texto lindo!

Inspiradora essa frase. Concordo com você, os dias ruins existem, para que vejamos os bons, que tenhamos esperanças de dias melhores.
Lindo o texto.
Parabéns!
bjs

Labelle® Paz disse...

Ô Lilly...................
Que vontade de te dar um abraço....
Fiquei emocionada! Obrigada pelas suas palavras, pela dica do filme, e por me dar seu colinho nesse momento! Muito obrigada!
Conta comigo pro que precisar, ok?
[essa semana vai ser mais leve, tenho certeza!]

Lilly disse...

Ah Labelle, de vez em quando a gente acerta, né? rsrs
Obrigada você também pela solidariedade, amiga!

Beijão.

Lilly disse...

Albuq,
essas são daquelas mensagens sensíveis que a gente tanto aprecia, né?

Beijos!

Lilly disse...

Albuq,
essas são daquelas mensagens sensíveis que a gente tanto aprecia, né?

Beijos!

Kilson disse...

Certa vez eu estava reclamando num momento de dificuldade e uma pessoa me disse: "a gente não sabe o que diz, mas Deus sabe o que faz".
Concordo com o seu texto (aliás, lindo) e com os demais comentários, pois eu também acho que os dias de dificuldade são tão importantes quantos os dias felizes e de paz, pois são neles que crescemos como pessoa.
Parabéns!
Abraços!

Anônimo disse...

Outro dia alguém postou sobre Precious e eu corri comentar, porque acho a mensagem desse filme linda, profunda, embora triste na mesma proporção.
Os dias negros servem para enxergarmos aqueles que parecem rotineiros, como grandes e preciosas dávidas. Quando temos problemas é que enxergamos como as coisas simples têm valor.
BjO*

Lilly disse...

Obrigada, Kilson! Depois que os dias difíceis passam, vem um alívio, não?

Abraços.

Lilly disse...

É verdade, Amélie. No caso de Precious, os dias eram sempre ruins, não? Até que as coisas começaram a melhorar.

Beijo!