domingo, 8 de agosto de 2010

A metade vazia

Há ditados, citações, ensinamentos que valem para quase tudo na vida. Isso é bacana mas ao mesmo tempo nos dá uma sensação excessivamente genérica por vezes. É como aquela parábola do copo, se está metade cheio ou metade vazio. Todo mundo está careca de saber que é a postura diante da vida, se a pessoa se coloca de forma positiva ou se prefere destacar os aspectos negativos.

Existem momentos em que a gente precisa ser generalista e perceber o ensinamento do copo vazio ou cheio na sua totalidade. Em outros, somos acometidos por insights, constatações que apesar de óbvias, são verdadeiras revelações que nos fazem querer, nem que seja por segundos mudar certos hábitos. São aqueles segundos em que a gente se dá conta ou relembra que numa determinada situação, a gente continua enxergando o copo vazio, mesmo que na maioria das vezes a gente já esteja conseguindo enxergá-lo cheio.

Mentes ativas, curiosas. Um mundo de idéias, lugares, livros, filmes, teorias e práticas a conhecer e dominar. O copo, eu diria, está quase que o tempo todo de metade vazio para quase que totalmente vazio....

Se por um lado existe o benefício que é o de manter a sede de aprender, uma engrenagem que nos move para cima, por outro existem momentos em que a gente precisa entender que o copo, embora nunca vá se encher de verdade, está no nível bastante adequado. É um nível elástico, que precisa ser movido para cima ou para baixo. E sempre para cima no momento em que beiramos o exagero.

Numa escala de desenvolvimento, existem sempre os que estão acima e os que estão abaixo. A gente não precisa olhar nessas direções. A gente precisa é olhar para dentro e se satisfazer com o que já foi alcançado, sem perder nunca o horizonte de vista.

7 comentários:

Kilson disse...

Tem uma lei da física que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço (vc conhece muito bem!).
Pois bem, assim, temos que de vez em quando esvaziar um pouco o copo. Quem sabe retirando conceitos ultrapassados e até preconceitos que não nos servem mais; retirar um pouco de mágoas que nos afligem, liberando o perdão libertador; retirar lembranças negativas etc.

Somente assim, conseguiremos e novamente completando o nosso copo com coisas boas e produtivas que nos fazem crescer como pessoas.
Obrigado por me fazer lembrar disso.
Abraçoss

Lilly disse...

É.... essa é mais uma faceta... Obrigada, gostei das observações! :)

Anônimo disse...

Adorei seu texto, vc já falou sobre isso num comentario sobr eum post meu,!! rsrsr.. o legal é aprender ver o copo meio cheio em vez de meio vazio, posso dizer de carteirinha que só consegui aprender isso no ano passado. Lógico que não devmos nos acomodar nem ons contentar com situações que nos fazem mal, mas exergar um pouco de beleza naquilo que vc tem, ajuda né/?
*** sugestão de um filme lindo que fala sobre isso: os três desejos( não foi lançado em dvd, só em vhs, acho que vc cosnegue baixar na internet)
beijos;)

Labelle® Paz disse...

Perfeito! O último parágrafo então, chegou para mim na hora certa! Obrigada!

Lilly disse...

Val, obrigada pela dica. ;-) Vou procurar! Eu não lembrava desse comentário!! rsrs Vou tentar reler depois...

Labelle, porque somos tão exigentes quando se trata de nós mesmos, não?

Beijos!!!

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Lilly,

fiquei pensando no meu copo, metade cheio, metade vazio...
nas frases e citações que admiro, que sigo...
nas crenças que me rondam...
fiquei pensando o quanto é difícil a gente se dá conta do quanto já conseguiu e se sentir feliz com isso.
Perceber o que já se conseguiu e observar a vida por dentro de nós mesmos é muito difícil, mas, é gratificante se perceber enquanto vencedor, do pouco que seja, mas, que é seu.

teus textos sempre me fazem refletir sobre mim, sobre minha vida...

bjs

Lilly disse...

Puxa, Albuq, que texto lindo, quase um poema. Fiquei emocionada e lisonjeada com um comentário tão belo.

Esses comentários enriquecem ainda mais as reflexões que a gente leva por dentro.

Beijos!