sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Eat Pray Love


Felizmente tenho lido bastante nos últimos tempos. Digo felizmente porque deixar de ler é algo que me aflige demais. Parece que tem todo um mundo de idéias correndo lá fora sem que eu consiga alcançá-las.

Apesar de tentar diversificar a minha leitura, vou confessar que não deixo de ter uma predileção por chick-lits. Ora, que mal faz uma leitura  de entretenimento? Nem tudo precisa ser inteligente o tempo todo, né?

Mesmo assim, vale salientar que o livro que estou lendo nesse instante, "eat pray love" me surpreendeu por ter uma dose certa de profundidade. A autora confessa todas as dificuldades que enfrentou em seu divórcio, inclusive os episódios de depressão. Revela suas fraquezas e o que fez para tentar solucionar seus problemas. A partir do momento em que ela vai para a India e em seguida para a Indonésia, ela compartilha de uma forma bastante digerível uma série de ensinamentos de filosofia oriental. O livro é bem escrito e a linguagem rica e bem humorada.

Eu mesma já li livros de várias correntes espiritualistas e sempre fiquei com uma sensação de que é muito penoso atingir o tal nirvana, o contato direto com Deus. Não que não seja trabalhoso. Mas acho que existe dentro do crescimento espiritual algo de prático, que pode ser aplicado no dia-a-dia, sem que a gente tenha que raspar a cabeça e ficar cantando na rua enrolado em mantos. E é justamente isso que me agradou no livro. Apesar da autora embarcar numa viagem exótica e que envolve sim, reclusão e treinamento intensivo de meditação e yoga, fica uma sensação boa de que é possível, para quem quiser prestar atenção, conectar-se com a felicidade, com a divindade presente em nós e no mundo que nos cerca, desde que a gente se dedique e persista.

Eu recomendo que quem se interessar leia logo o livro pois o filme já saiu e deve chegar em breve ao Brasil.

9 comentários:

Beth Blue disse...

Não só li, como adorei e recomendo. Agora só falta ver o filme mas tenho medo de me decepcionar...

Comentei sobre o livro tempos atrás lá no meub blog:
http://bethblue.blogspot.com/2008/08/autobiografia.html

beijos...e ler é BOM demais!!!

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Oi Lilly,

adoro ler, e acredito que devemos sim ter leitura de entretenimento, agradáveis, que muitas vezes extraímos muito aprendizado como você mesmo falou sobre esse livro que tem sua lição.

Eu tenho que ler muito por obrigação, mas, sempre leio em paralelo um por prazer. Atualmente estou lendo "O Segredo", na busca de me organizar mais aqui por dentro kkk

ótima dica sua viu,
vou ler esse também!
bjs

Janine disse...

Oi Lilly, eu também li esse livro e gostaria de dá-lo a cada uma de minhas amigas... uma leitura deliciosa,com certeza. Beijos!

Labelle® Paz disse...

Eu adorei o livro, repassei para duas amigas que estão nesse momento de transição, e confesso que a trilha sonora do filme também não sai do som do meu carro !! Sim, já saiu a trilha sonora, mesmo sem o filme ter sido lançado.

jessica daiane disse...

Desejo que em sua vida...
Não exista cara feia,
Não exista bolso furado,
Não exista tempo apressado,
Muito menos grãos de areia.
Não exista tempo fechado,
Não exista problema dobrado,
Não exista sonho frustrado,
Muito menos amor acabado.
Não exista amigo esquecido,
Não exista negócio falido,
Não exista boato mexido,
Muito menos dinheiro sumido.
Não exista tempo nublado,
Não exista ambiente abafado,
Não exista corpo dobrado,
Muito menos bom senso abalado.
Não exista mágoa engolida,
Não exista emoção reprimida,
Não exista alma sofrida,
Muito menos felicidade perdida...
Só desejo que você seja feliz
adorei seu blog
bjs em cascata

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Esse livro é um best seller. Aquele tipo de livro qeu de alguma maneira todo mundo acaba se identificando. Eu gostei, mas alguns pontos achei meio viajante. Principalmente o encontro com o marido na Índia. Mas até postei um livro hoje em um blog de leitura falando sobre o Mil dias em Veneza que vai mais ou menos na mesma linha só que com uma mulher mais velha. Foi no www.elasestaolendo.blogspot.com

Acho que pode gostar também.

Beijos

tania disse...

Comprei esse livro em julho do ano passado durante viagem para Brasília e acabei nunca lendo. Comprei nessa versão aí, pocket, em inglês, no aeroporto, junto com outro. Aí peguei no outro e acabei nunca chegando a ler esse após voltar pra casa. Ficou lá pela estante e acabei esquecendo, quer dizer, passando outras leituras na frente. Agora que vejo aqui, me lembro dele lá e tenho vontade de retomar. Pareceu mesmo um livro gostoso de ler.
Acho importante ler textos divertidos, ou de entretenimento, auto-ajuda, o que for, mas não vejo razão pra opor a livros inteligentes, porque em todo gênero há coisas bacanas, inteligentes, bem escritas e coisas que não valem seu tempo ou seu dinheiro. Como acontece com filmes também. Pode-se aprender rindo, aliás, deve-se. Como dizia Oscar Wilde, para ser profundo não é preciso ser chato. Embora a gente precise muitas vezes ter disciplina para encarar o que é mais árido também. Mas tudo tem seu tempo.
Beijo

Lilly disse...

Pois é, Beth. Também tenho medo de me decepcionar. É impossível passar tudo de bom no filme...

Albuq, eu ainda não li o Segredo. Mas vou me atualizando, um dia eu chego lá... :)

Janine, obrigada pela visita. Pois e', tem coisas tão legais que a gente quer que as amigas todas leiam mesmo...

LaBelle, eu estranhei mesmo quando você falou de trilha sonora. Como eu ando meio lerda pensei: será que já lançou e eu dei furo? kkkkkk

Ah, Jessica, que bacana, obrigada pelo poema!

Depois de 25... obrigada pela dica! Visitei no outro dia esse blog mas preciso explorar as dicas com mais calma...

Ah, Tania, tenho certeza de que vc vai gostar. Ela é super bem-humorada, bem ao seu estilo. Adorei a citação do Wilde ;) É o tipo de coisa que eu preciso relembrar de tempos em tempo... :)

Anônimo disse...

Não li o livro , mas assisti ao filme há duas semanas.gostei. histórias reais de superação são sempre bem vindas, sçao inspiradoras e podem ajudar quem está vivendo um dilema parecido a dar o primeiro passo. bjs.