terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O corpo fala? A aparência importa?

Eu moro perto de um hospital. Hoje pela manhã eu andava pela rua para casa, vindo da academia e vi um médico com os cabelos molhados, meio bagunçados, jaleco na mão. Ele segurava o jaleco pela gola, pendurado no dedo como se fosse um cabide. O jaleco voava para um lado e para o outro e ele ficava tentando equilibrá-lo no dedo e até perdia um pouco a direção na calçada enquanto andava.

Logo atrás dele, vinha outro médico, aproximadamente 60 anos de idade, óculos. O jaleco estava já colocado, impecavelmente passado, vincado, quase que engomado. E o médico andava com um ar extremamente altivo.

Mais uns metros para trás do médico imponente vinha um outro médico mais novo. Entre 35 e 40 anos. Jaleco colocado, passado sem ser engomado, estetoscópio envolvendo o pescoço com a ponta guardada no bolso, ar feliz, andar despreocupado.

Chamou-me a atenção a forma como cada um portava o seu jaleco. E fiquei pensando em como isto devia revelar um pouco da postura deles em relação à vida e à profissão. Analisando as três atitudes de cada um com o seu jaleco, eu concluí que não gostaria de ser atendida pelo primeiro. Seria preconceito meu ou uma análise válida, fico me perguntando.

5 comentários:

Barbara disse...

Sabendo que é incorreto estar vestido com o jaleco fora da unidade de atendimento, seja ambulatorial ou hospitalar, o primeiro pode estar mais próximo da conduta correta. A displicência com o jaleco do primeiro pode ser, quem sabe, reflexo de uma atitude mais flexível ou até mesmo liberal. Talvez esse possa ser o médico mais empático de todos os três, ou não. Mas achei essa reflexão super pertinente como todas que tem feito. A tempo, ainda não me vi flor ou planta. Snif, snif, snif. Preciso abstrair mais... Rsrsrs

Lilly disse...

É engraçado porque a grande maioria passa vestindo o jaleco. É uma quantidade enorme de pessoas. O que eu acho horrível é na hora do almoço, tem uns restaurantes por perto e alguns almoçam de jaleco...

Barbara disse...

Tecnicamente falando é proíbido por Norma Regulamentadora (NR32), passível de notificação e até multa. Acho que estão precisando de médico do trabalho por aí. Rsrsrs Grande beijo, amiga ;)

Cacau! disse...

Chato mesmo é quando colocam o estetoscópio sobre a mesa durante as refeições...

Lilly disse...

Nossa... aí é demais mesmo hein.... eca