segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Passeio na Cultura

Ultimamente, em 99% das vezes que tenho um aniversário de criança para ir, compro livro de presente. Vou à Livraria Cultura e me farto. Porque a escolha em si já é divertida; quando as crianças são menores, eu leio os livros antes para me assegurar de que a estória é boa. É comum eu sair com o presente e com mais uns 2 ou 3 livros para os meus filhos. Se o livro é mais extenso, leio bem a sinopse e pelo menos algumas páginas.

Ontem, fomos os 3 lá. E meus filhos, como bons leitores, já se sentaram ao pé do dragão de madeira e pegaram uns livros para olhar. O N. leu o "Grinch" inteirinho, que eu não sabia, mas é do Dr.Seuss e a edição traz também os textos originais em inglês. Acabei comprando dois, um para ele e outro para o amigo dele. A S. pegou uns livrinhos das "Princesas do Mar", que é desenho de televisão, mas eu incentivo por ser de um cartunista brasileiro, o Fábio Yabu.

Olho para o lado do dragão e o que vejo? "A mulher que matou os peixes", de Clarice Lispector. Já contei num post passado a frustração infantil que este livro me causou por ter sido retirado de circulação na época da ditadura. Nem preciso dizer que comprei o livro né...

Ouvi uma mãe negociando o livro que ele ia comprar e me intrometi na conversa dos dois. A mãe, muito gentilmente, me atualizou sobre o fato de que existe versão em português (O pequeno Nicolau da Martins Fontes) para "Le Petit Nicolas" de Sempé e Goscinny que eu li quando estava estudando francês. É um livro muito engraçadinho, divertido mesmo para adultos (meio infantis como eu).

Só não deu tempo de ler o livro da Clarice ontem...

6 comentários:

Cacau! disse...

Fiquei encantada quando achei a Arca de Noé, comprei e guardei para quando minha filha crescesse. O problema é que ela cresceu e não sei onde guardei...
Agora quero achar O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e O Menino do Dedo Verde. Nostalgia de mãe...

Lilly disse...

Esses dois primeiros eu não conheço! Agora o meu Menindo do Dedo Verde já foi resgatado... Eu também comprava as coisas e esquecia. Por isso eu não compro mais! Bjs...

Cacau! disse...

A Arca de Noé é de Vinícius de Moraes, poemas que viraram música e especial da Globo da década de 80.
O Gato Malhado... é de Jorge Amado, uma história de amor impossível (por motivos óbvios) entre um gato e uma andorinha...
Confirmação: stsperld; é verdade, a Arca sts perldida... (piadinha infame...)

Lilly disse...

Ah! A Arca de Noé eu sabia. Pensei que o Gato Malhado era um livro e a Andorinha Sinhá outro.

Quanto a ser impossível: não sei não! Não dizem que para o amor nada é impossível? E olha que a romântica é vc!!! ;)

Cacau! disse...

Será que sou eu mesmo? Depois dessa...

Beth Blue disse...

Engraçado, eu também sempre compro livros pras crianças! Por via das dúvidas, iniciei o hábito da leitura do meu filho desde o berço.

Aqui em casa tem livro por toda parte, e o meu filho de 8 anos já tem uma biblioteca respeitável - a maioria livros sobre animais e dinos! Ele é um Nature Boy (igual ao pai).