quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sonhos

Ando preocupada. Ultimamente não estou conseguindo lembrar de meus sonhos. Isto me chamou a atenção porque li vários blogs em que as pessoas relatam seus sonhos. E no livro que estou lendo, Fernando Sabino também conta alguns sonhos por carta para Clarice Lispector.

Já tive todo tipo de sonhos. Aqueles óbvios, que aparentemente todo mundo tem, do tipo ser véspera de início de aulas e sonhar que estava indo para a escola sem sapatos, por exemplo. Sonhar que estava sem roupa em público, eu nunca sonhei.

Muito antigamente, eu tinha dois sonhos recorrentes. Nunca mais eles vieram. No primeiro, eu estava andando num shopping e olhava para uma escada rolante que subitamente aumentava a velocidade e as pessoas começavam a voar lá de cima. Em outras vezes, eu estava na escada e desesperada me agarrava ao corrimão para não voar. Eu nunca voava. O segundo sonho, pode parecer mais tranquilo mas não era. Eu entrava num elevador antigo, de madeira escura, com 4 portas e 4 painéis de botões. Às vezes, tinha porta pantográfica (essa palavra é o máximo). Eu "mirava" num botão, achando que ia para um determinado andar, e o elevador parava em outro. E lá ficava eu, para sempre, naquele elevador, tentando achar o andar certo. Era algo Stephen King.

Certa vez, tive um sonho impressionante. Só de imagens, sem pessoas, como se fosse um filme de Akira Kurosawa. Belo e simples. Imagens fluidas, passando de uma a outra. Eu não participava dele. Acordei com vontade de escrever sobre esse sonho. Fiz umas anotações num caderno. Esse merece um post a parte.

Ultimamente, vinha tendo uns sonhos interativos. Coisa impressionante. De dormir, começar a sonhar como continuação da realidade, acordar meio perdida, sem saber se eu tinha sonhado ou não.

E agora, estou sem memória. Para sonhos.

9 comentários:

Barbara disse...

Fiquei assim por quase 1 ano. Voltei a sonhar recentemente :) Em particular, esta noite foi bem interessante. No final de semana que passou, estive num mergulho espiritual. Fui para Mendes com o grupo do Centro Espírita para estudarmos os sentimentos: raiva, medo e vergonha. Nossa!!! Foi muito bom. Fizemos várias dinâmicas de grupo, provocações interiores. Todos saímos mexidos, impossível não. Bem... De ontem para hoje, sonhei que estava numa nave e havia vários mortos. Esses mortos eram muito familiares mas eu não lembro dos rostos e nem quem eram. Eu e outra pessoa também familiar tínhamos que embrulhar e retirar os corpos dali. Lembro de me ver chorando um choro sem lágrimas. Ou, talvez, querer chorar mas não ter lágrimas para chorar. E acordei. Interessante, não é mesmo?! Freud explica :) Super beijo,amiga.

Lilly disse...

Bastante assustador, não?...

Cacau! disse...

Também sonho com elevadores, eles vão para cima, para baixo (incluindo sub-solo), para os lados e em diagonal. Deve ter algum significado...

Lilly disse...

Acho que já sonhei que iam para os lados também. Mas para a diagonal não! Qual será o significado né?

Barbara disse...

Pode parecer esquisito, mas não me pareceu assustador. Talvez porque algumas coisas têm que morrer para serem enterradas e haver paz. Foi assim que percebi o sonho :)

Cacau! disse...

Mistério...

André Lima disse...

Ótimo assunto. Belo texto.

Esse negócio do elevador antigo é mesmo horrível, ainda bem que nunca me aconteceu.

Tinha muitos pesadelos na adolescência, normalmente envolvendo insetos, enxames, batalhões de insetos cobrindo tudo. Tipo aquela cena do Indiana Jones... Enfim, isso também dá um post.

Mas não tenho sonhado mais também. Não sonhar também tem significado? será que tudo está consciente quando não há manifestação de inconsciência?

coisas...

Lilly disse...

É André... Vou pensar sobre o assunto. Quem sabe não sai mais um texto sobre isso... ;)

Lilly disse...

Babi,
eu tive uma experiência de morte em sonho... foi muito assustador. Mas a percepção que vc teve é bem verdadeira, concordo totalmente.
bjs.