segunda-feira, 18 de maio de 2009

Martha Medeiros - Um cara difícil

Se eu fosse comentar tudo o que a Martha Medeiros escreve, destacar cada frase de impacto, cada idéia com a qual sinto empatia, dava um livro maior do que o próprio livro dela. A questão é, ela não é apenas uma cronista. É uma filósofa do cotidiano, mulher como a gente que sonha, tenta dar conta de tudo, sofre mas não perde a esperança. É como ela mesma diz: "doida". A parte revolucionária do título do livro ("Doidas e Santas").

Li uma crônica que me impressionou muito porque a descrição se encaixou perfeitamente em alguns tipos que já me descreveram. Quando digo perfeitamente, digo no detalhe mesmo, nas atitudes. Fiquei pensando se com toda a nossa diversidade, se todos nós mesmo assim não nos encaixamos perfeitamente em estereótipos. Procurei na web e alguém já havia transcrito e estou copiando abaixo:

Prezada leitora, se um dia você sair com um cara pela primeira vez, motivada a iniciar um relacionamento amoroso, e ele adverti-la dizendo "sou um cara difícil", acione a luz amarela. Ok pode ser que seja apenas charminho dele, uma maneira de se valorizar aos seus olhos - usou o adjetivo "difícil" como oposto de "tedioso". Sim, talvez ele só queira deixá-la ainda mais a fim, dizendo uma frase desafiadora que pode ser traduzida como : será que você consegue dar conta do meu temperamento explosivo, terá atributos suficientes para me amansar e me fazer virar um cordeiro na sua mão? Mulheres adoram esse joguinho perigoso.

Só que pode não ser jogo algum, e ele estar sendo absolutamente modesto na sua própria descrição. Talvez ele não seja difícil e, sim, impossível .

Nenhum de nós é muito fácil, nem homens, nem mulheres. Só o fato de termos sido criados em cativeiro numa família com suas próprias regras, valores e manias já faz de cada um de nós uma aposta arriscada na hora de ter que negociar com uma espécie nascida em um cativeiro diferente. Mas, como relações entre irmãos são veementemente desaconselhadas, o jeito é procurar uma alma gêmea na praia, no bar, na rave, e torcer para que ele não dê o fatídico aviso "sou um cara difícil", porque se ele for mais difícil do que todos naturalmente são, aí danou-se.

O cara difícil vai estar superentusiasmado quando falar com você ao telefone pela manhã, e à tardinha ligará de novo para desmarcar o cinema porque precisa ficar sozinho. E o mais grave: ele vai mesmo ficar sozinho, com a luz apagada, em embate silencioso com seus demônios internos.

Quando vocês estiverem na platéia de um show com três mil pessoas, ele vai encasquetar que um homem de camiseta verde está olhando com insistência para você, e vai ter certeza de que você está retribuindo o olhar, e você vai perder a voz tentando explicar, no meio daquela barulheira, que tem pelo menos 800 marmanjos de camiseta verde em volta, todos olhando pro palco.

Aliás, se estivessem olhando para você, qual o problema, ele não se garante?

Que audácia, você peitou o cara difícil. Ele vai deixá-la sozinha no show e desligará o celular por três dias. Se você não amá-lo, o prejuízo será apenas a bandeirada do táxi que você terá que pegar para voltar para casa, mas se você o ama, prepare-se para esvair-se em explicações e declarações, a fim de trazê-lo de volta à realidade. Um cara difícil exige uma paciência oceânica.

Ele vai ser romântico e muito bruto. Ele vai ser generoso e muito casca-grossa. Ele vai dizer a verdade e vai mentir às vezes. Ele vai fazê-la se sentir uma eleita entre todas e depois vai dar mole para muitas. Ele vai implicar com as mínimas coisas, e com as grandes também. . Ele vai exibir qualidades que você nem sabia que um homem poderia ter, e em troca vai abusar de todos os defeitos que você sabia que todo homem tinha. Ele vai ser ótimo na cama. Vai ser um perigo dirigindo um carro. Vai ser gentil com sua mãe. Vai ser um brucutu com a mãe dele. Ele mudará de humor a cada 20 minutos, ele vai brigar por nada, vai beijá-la demoradamente por horas e, com essa bipolaridade bem ou mal disfarçada, ele a deixará tão tonta e exausta que você pensará que foi atropelada por um trem descarrilhado.

- Quem sou eu? - será sua primeira pergunta ao acordar sobre os trilhos.

No primeiro encontro, pergunte:

- Você é um homem difícil?

Se ele responder que é, procure imediatamente um psicanalista. Para você, santa.

8 comentários:

Cacau! disse...

Ufa, ufa, ufa, você queimou minha mufinha com esse surto "escreventício" ! Mas vamos lá: nunca conheci um cara honesto o bastante que me dissesse na lata: "sou difícil". No máximo teve um que confessou ter sido largado sempre: "um dia você também vai me largar". Mas achei que foi tática. Só pra eu mostrar que sou melhor que as outras e não largaria, rs... Mas quando a gente está a fim de verdade, ele pode dizer o que for que a gente encara, acho que é da natureza da mulher. Depois são anos de terapia!

Lilly disse...

Cacau,
existe quem diga que é difícil sim. E vários!!
bjs...

Lilly disse...

Complementando: pode ser que o tipo que admite seja o que cumpre tudo o que a Martha descreve... rs

Anônimo disse...

NOSSA
tirou o texto da minha mão hahhaha
costumo dizer que odeio homens fáceis, afinal, homem fácil vai comer qq uma q se atravessar no caminho, né ;)

bjoks

Tessa

André Lima disse...

Estes teus últimos posts sobre relacionamentos andaram me dando uns tabefes.

Não sei se já admiti ser um cara difícil, mas às vezes digo que "não sou nada fácil"... hehehe vale? Mal me entendo. E aquele outro texto sobre o filme da Scarlett Johanson então...

Porém também já fui vítima, o que me vinga, de alguma forma.
Ô Lilly, mas vê se fala de passionalidade também, nós (os caras difíceis), sofremos pelo modo com o qual funcionamos. Outra coisa: não li esses textos da Martha Medeiros, mas suponho que ela destaque isso do contrário, que seria uma relação estabilizada, com uma pessoa pasteurizada e sem graça...

abração!

ps: Você sendo uma menina, e eu sendo um cara gay, me redime um pouco? Nunca vou cruzar teu caminho, por exemplo. :-))

Lilly disse...

Tessa,

"Ele vai fazê-la se sentir uma eleita entre todas e depois vai dar mole para muitas"

O cara difícil é um cara inseguro. Dependendo da sua instabilidade pode ser que ele fique com outras mulheres só para aumentar a auto-estima ou mesmo para se vingar de situações que nem existiram.

bjs.

Lilly disse...

André,
veja que no final a Martha não aconselha que a pessoa não tente. Ela só diz que é necessário ajuda para agüentar o "tranco".

Pensei em várias coisas para escrever segundo o seu pedido. Só não consegui estruturar na cabeça ainda...

bjs!

Beth Blue disse...

Pois eu fujo de cara difícil como o diabo foge da cruz...de díficil já basta eu ;-)

Sem falar que quanto mais velho a gente fica, menos disposição (e energia) a gente tem pra perder tempo com esse tipo de ladainha, rsrsrsrs.