segunda-feira, 6 de abril de 2009

A cultura e as diferenças


Há muitos anos atrás, trabalhei com um consultor que havia passado 1 ano trabalhando na Coréia. Nos tempos de globalização de hoje isso não é algo tão raro mas naquela época era. Ele nos contava várias coisas sobre aquele país. Os costumes, as dificuldades, sobre o clima muito frio e sobre as inovações tecnológicas que ainda não haviam chegado aqui.

Dentre todas as histórias que ele me contou, a única que fixou na minha mente foi talvez a que eu achei mais bizarra, mais divertida. Ele dizia que era muito difícil viver por lá sozinho, o povo era muito fechado e era um tanto difícil fazer amizades. Sendo assim, não era incomum que ele fosse sozinho ao cinema.

Ele chegava no cinema e se deprimia um pouco ao ver os casais juntos se divertindo enquanto ele ficava sozinho. Pois um dia, ele observava um casal muito amoroso que levava um saquinho de papel pardo, com balas e bombons, imaginava ele. Eis que o namorado, muito zeloso e gentil abre o saquinho e tira de lá exatas duas bananas. E os pombinhos, felizes, começam a descascá-las e a comê-las antes do filme.

Explicação para a cena é: na Coréia, pelo menos naquela época, frutas tropicais eram artigo de luxo, caríssimas. E isso explica o gesto de amor praticado pelo dedicado namorado.


2 comentários:

Cacau! disse...

Banana, menina, tem vitamina, banana engorda e faz crescer!

Lilly disse...

Cacau, creia-me, já cantei essa música hoje... kkkkk