domingo, 19 de abril de 2009

Sobre estar perdido

Há momentos na vida em que a gente simplesmente não sabe o que fazer. Seja porque uma decisão é exigida da gente ou porque atingimos algumas metas que havíamos traçado ou mesmo porque perseguimos alguns objetivos e quando chegamos neles não colhemos exatamente os resultados esperados.

Engraçado como quando nos encontramos assim, somos cobrados por uma decisão, por um reposicionamento. Dependendo da extensão do que aconteceu para que nos sintamos assim, não é possível nos reestruturamos em velocidade "warp". Creio que a elaboração de um novo plano e de novos parâmetros ocorra no seu tempo, tempo que vai ser proporcional à dimensão do estrago que provocou o alienamento.

No outro dia vi duas pessoas conversando e uma delas dizia: "eu não sei o que fazer". Ao que a outra lhe respondeu: "se não sabe o que fazer, não faça nada". Pearls of wisdom. Pérolas gratuitas que a gente recebe quando menos espera.

De nada adianta então se apressar para elaborar um plano falso, baseado em incertezas. Muito melhor é parar, observar as tendências, tentar entender o que foi aprendido, até que aos poucos um novo objetivo vá se formando, baseado no real. Se não agimos assim, se perseguimos um objetivo que a gente sabe que precisa existir mesmo sem saber exatamente qual é, corremos o risco de errar ainda mais, almejando algo que pode não ser o que queremos exatamente ou utilizando-nos de um caminho torto para alcançar o que queremos mas que ainda não é possível.

Por último devo observar que ainda é melhor estar temporariamente perdido e consciente disso do que ter objetivos claros e não se dar conta de que a forma como se executa os planos não contém a paciência ou os princípios básicos que levam ao sucesso. Pois quando isso acontece, em algum ponto da vida o plano dá errado. E é aí que fica muito mais difícil se reposicionar. Pois reposicionar-se em cima de algo distorcido é muito mais difícil do que elaborar em cima do ético e do real.

3 comentários:

Anônimo disse...

é melhor mesmo dar uma parada antes d seguir por um caminho que não é tão legal, certíssima.... eu sempre faço isso qd tenho dúvidas

bjoks, boa semana,

Tessa.

Felipe disse...

Uma vez Mandela disse que isso era um ciclo. Você sobe uma montanha, achando que o topo é o fim da caminhada. Aí, quando você chega, vê que havia uma monatanha maior que a sua...

Beth Blue disse...

No outro dia vi duas pessoas conversando e uma delas dizia: "eu não sei o que fazer". Ao que a outra lhe respondeu: "se não sabe o que fazer, não faça nada". Pearls of wisdom. Pérolas gratuitas que a gente recebe quando menos espera.

Simplesmente perfeito. É isso mesmo, o tempo traz sempre as respostas para nossos problemas.