segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sobre as pessoas especiais

Ao longo da vida encontramos pessoas que assumem um papel que permanente ou temporário acaba fazendo a diferença.

O considerar alguém especial é algo íntimo e nem sempre perceptível pelo outro. Não é perceptível porque às vezes a outra pessoa está tão imersa no seu auto-julgamento que não consegue enxergar a forma como ela é de fato percebida por nós.

Eu tenho aprendido muitas coisas ao longo dos anos. Um dos grandes aprendizados, talvez o maior de todos, foi o do perdão. Eu tenho conseguido enxergar de tal forma o ser humano que tem sido muito difícil eu cultivar a raiva por alguém. Acho que raiva, todo mundo sente em algum momento. Não vou dizer que não sinto raiva. Mas ela vem como um sentimento leve, que não perdura.

No passado eu cultivei raiva muito profunda por pelo menos duas pessoas. Situações dessas de "cheque-mate" que a vida cria entre as pessoas. Percebi com o tempo que a raiva que eu sentia fazia muito mais mal a mim mesma do que aos outros. O sentimento ruim fica aprisionado dentro da gente nos corroendo enquanto que a outra parte nem se dá conta.

A vida quis que essas duas pessoas cruzassem a minha vida de novo e me procurassem para se desculpar. E o gesto, diante de uma pessoa mais amadurecida, contou tanto que eu consegui de verdade perdoar. E senti o valor libertador disso.

Sendo assim, posso dizer com tranquilidade que estou quase que imune à raiva. Eu prefiro ficar com os sentimentos bons, enriquecedores que a pessoa tenha me proporcionado. Afinal, somos todos humanos, querendo acertar mas nem sempre conseguindo. E o melhor que temos a fazer é aproveitar o que a vida nos oferece de bom e se tivermos que relembrar de algo, que seja das coisas boas.

Um comentário:

Beth Blue disse...

Eu tenho aprendido muitas coisas ao longo dos anos. Um dos grandes aprendizados, talvez o maior de todos, foi o do perdão. Eu tenho conseguido enxergar de tal forma o ser humano que tem sido muito difícil eu cultivar a raiva por alguém.

Poderia ter sido escrito por mim! Perdoar é preciso, raiva e ressentimento corroem a gente por dentro. Não vale a pena...