quinta-feira, 12 de março de 2009

Post melancolia

Tenho dúvidas se melancolia tem motivo. Penso se ela existe por si só. Ou seja resultado da combinação de tantas coisas que fica difícil definir um motivo exato. Sentimento tem motivo, eu me pergunto? Umas vezes sim, outras não. Amar alguém, não é um sentimento que surge por si só, tem motivo?

Na falta de organização própria, busco palavra em outra pessoa. Eu queria elaborar um pouco sobre a personagem Joana de "Perto do coração Selvagem", que quando criança, choca a professora primária com sua pergunta: "O que vem depois de ser feliz?". Não sei se a pergunta é exatamente assim. Na falta do livro comigo, busco na internet e não encontro. Mas encontro esse trecho sem referência:

" Prisão, liberdade. São essas as palavras que me ocorrem. No entanto não são as verdadeiras, únicas e insubstituíveis, sinto-o. Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome. – Sou pois um brinquedo a quem dão corda e que terminada esta não encontrará vida própria, mais profunda. Procurar tranqüilamente admitir que talvez só a encontre se for buscá-la nas fontes pequenas. Ou senão morrerei de sede. Talvez não tenha sido feita para as águas puras e largas, mas para as pequenas e de fácil acesso. E talvez meu desejo de outra fonte, essa ânsia que me dá ao rosto um ar de quem caça para se alimentar, talvez essa ânsia seja uma idéia – e nada mais. Porém – os raros instantes que às vezes consigo de suficiência, de vida cega, de alegria tão intensa e tão serena como o canto de um órgão – esses instantes não provam que sou capaz de satisfazer minha busca e que esta é sede de todo um ser e não apenas uma idéia? Além do mais, a idéia é a verdade! Grito-me. (...)”

E essa outra frase:

“Eu sou uma atriz para mim mesma. Eu finjo que sou determinada pessoa mas na realidade não sou nada.”

Talvez meu amigo André consiga dar as referências corretas.

5 comentários:

Pat Ferret disse...

Moça, vc não está apenas melancólica. Está triste, e por motivos muito justificáveis.

Nessas horas, a ÚLTIMA coisa que vc deve fazer é ficar remoendo sua tristeza, pq ela se alimenta de atenção.

Procure se distrair com coisas amenas e divertidas, pq esse sentimento, eventualmente, passará. Vc não é uma pessoa naturalmente melancólica e o seu estado normal de ser acabará vencendo. :-)

Cacau! disse...

Lilly, vou repetir: isso passa...
Sou ruim para conselhos, pois sou muito prática, apesar de pisciana. E não consigo ficar melancólica muito tempo, me cansa. Geralmente passa na primeira gracinha que minha filha diz. Pensa nisso: melancolia cansa...

Agrilla Bass disse...

acho que tudo sao fases.

Lilly disse...

Ah meninas, não se preocupem... eu sei que é assim... acho que fiquei de bode pq trabalhei o final de semana inteiro. Mas obrigada pelas palavras carinhosas!
bjs.

Beth Blue disse...

Melancolia e tristeza são sentimentos que a gente deve aprender a respeitar. Na minha opinião, o perigo está em querer reprimir os sentimentos (sejam eles positivos ou negativos) porque eles acabam se rebelando e fazendo um estrago ainda maior!