quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Coincidências amorosas


Recebi um e-mail de uma amiga no outro dia dizendo que ela se reconheceu num post quando leu a palavra "jaburu". Esta minha amiga tem um vocabulário todo rebuscado se comparado à média das pessoas e também alguma historinhas curiosas. Pessoa muito divertida e interessante. Às vezes ela atribui determinada palavra à região onde mora, ela diz: "lá em Jundiaí se diz assim". E muitas vezes eu comento que no Rio também se diz assim. De onde se conclui que não é o fato de ser a cidade A ou B, é a necessidade que a pessoa tem de permear suas narrativas com palavras e expressões mais variadas e ricas.

Devo dizer para decepção dela que a palavra "jaburu" foi incorporada ao meu vocabulário bem cedo, na flor da adolescência. Na 5a. série fomos apresentados em grupo aos novos professores de Educação Física: era um professor para os meninos, chamado Ângelo e uma professora para as meninas chamada Ângela. E o curioso é que Ângelo e Ângela além de terem a mesma profissão, eram casados. Ângelo tinha o perfil "professor de educação física", divertido mas durão. Normalmente para os meninos eram partidas de futebol. E no meio da partida, a título de incentivo ele gritava para um e para outro: "vai lá, jaburu". E a palavra era utilizada de "n" outras formas.

Fiquei lembrando daquele casal. Até a 8a.série, quando mudei de escola, Ângelo e Ângela estavam sempre juntos, saiam e chegavam da escola juntos, aparentando completa sinergia. Lembrei-me de outros casais com coincidências de nome. Por exemplo, há um casal conhecido meu que assina Lu & Lu. E outro em que os nomes começam por G e que também assinam os seus nomes pelos respectivos apelidos, juntos.

Devo dizer que essa coincidência de nomes imprime no casal uma certa coesão. Mesmo se ilusória, imaginamos os dois sempre juntos. É quase como se não pudéssemos pensar em um sem o outro.

Eu acho isso bonito.

3 comentários:

Barbara disse...

Oi Lily :) Acredite, eles ainda continuam juntos. Outro dia, eu os vi juntos saírem do Centro Espírita que fica próximo ao Porto Seguro. Quanto à palavra jaburu, eu também a uso com frequência. Não me lembrava da relação com o prof. Ângelo. Partidas de vôlei, queimado e futebol... Bons tempos!!! A galera era muito legal! Super beijo, amiga!

Lilly disse...

Quer dizer então que não era só impressão, eles eram mesmo unidos... Foi boa a viagem? Espero que tenha gostado!
Bjs!

Cacau! disse...

Eu e meu marido temos nomes bem diferentes, mas nos tratamos por "Ti", de gatinho (a), que diminuiu para Tinho (a) e finalmente Ti. Ele de vez em qdo me chama de Tucs-tucs (sei lá porque), mas eu continuo firme e forte no Ti. Isso gera confusão com "tia", mais de uma vez minha tia acorreu qdo eu o estava chamando, e umas duas vezes colegas minhas, ao me ouvirem ao celular perguntando se ele já estava chegando para me buscar, comentaram: "nossa, que tia legal, te pega no trabalho!"