domingo, 4 de janeiro de 2009

Pão líquido

é uma das formas como os alemães chamam a cerveja. Cerveja alimenta, segundo eles.

Tive o privilégio de realizar um city tour a pé pela cidade de Nuremberg (ou Nürnberg para ser mais correta). E a guia não era uma guia qualquer. Era uma "Doktor" em alguma coisa relacionada a história, de uma universidade local. Títulos universitários para os alemães são importantíssimos. Definem até o degrau na carreira que um profissional pode atingir dentro de uma empresa.

Contou-nos a guia que a cidade em questão fora centro de comércio de especiarias, uma cidade muito rica, nos tempos antes da descoberta da América quando as riquezas ainda vinham do oriente.

Curiosidade que me marcou foi que, em época que faltava alimento e a água nem sempre era confiável mas não faltavam cereais e nem cerveja, os médicos aconselhavam as mulheres grávidas a tomarem muita cerveja. Não recordo a quantidade exata mas eram vários litros por dia, creio que cinco litros. Segundo eles, a cerveja tinha nutrientes equivalentes aos dos cereais e garantiam uma saudável formação do feto.

Seria ácido fólico?

Resolvi complementar este post porque acho que gerei má interpretação. Quando citei o uso da cerveja na gravidez, não foi para defender esta prática. Na verdade, achei engraçadíssimo o médico receitar litros e litros de cerveja. Fiquei imaginando as barrigudas trombando na rua. Foi isso... :))

5 comentários:

Cacau! disse...

Devemos considerar que em época de escassez de alimentos, vale tudo. Fora disso, deve-se tomar muito cuidado ao se indicar qq bebida alcoólica para grávidas, mesmo que o teor seja baixo, como na cerveja. O ácido fólico é de fato essencial, mas muito melhor se vier de um suco de laranja, por exemplo.

Lilly disse...

Durante as minhas duas gestações, li de ponta a ponta o livro americano "What to expect when you are expecting". Preciso dizer que fui uma grávida muito tranquila. E credito ao livro a minha tranquilidade. O americano proíbe terminantemente o álcool durante a gravidez. Mas eu que sofro uma influência européia nessa questão, devo admitir que tomava as minhas taças de vinho. E devo comentar que na Europa, aparentemente existe menos problema de saúde do que nos EUA. Seria menos influência de defensivos agrícolas, modo de vida mais à antiga ou o quê? Equilíbrio, diz um amigo meu. A medida é o equilíbrio. Sempre.

Cacau! disse...

É isso, equilíbrio. Minha preocupação é em relação à recomedação da bebida alcoólica para pessoas que não gozam de muito bom-senso. Mas uma taça de vinho ao dia é tudo de bom!!! A dieta mediterrânea, regada a vinho, azeite, oleaginosos e peixe é famosa pelos benefícios que traz a saúde.

Lilly disse...

Sabe que uma vez conversei com o médico sobre isso. O meu médico é muito bacana e toda vez que vou lá ficamos muito tempo conversando. Ele me disse que os médicos proíbem justamente para evitar interpretações erradas quanto à quantidade. Agora voltando ao assunto do post, fiquei imaginando a alemãozada de barrigão e tropeçando na rua. Imagina, 5 LITROS!! Dá para ficar alegre o dia inteiro, eu acho... kkkkkkkk

Cacau! disse...

That's the point!
Bjs!