quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ser feliz é um aprendizado

No outro dia eu estava conversando com uma pessoa e ela me disse: estou criando o meu filho de forma que ele aprenda a ser feliz. Achei engraçado essa afirmativa porque isso já foi tema de várias conversas minhas com uma grande amiga.

Olhe uma criança, ela nasce feliz. As pequenas descobertas do dia-a-dia, o cumprimento das menores necessidades básicas já trazem satisfação. A criança espera menos, ou quase nada das pessoas e das coisas.

Aí começam as regras: não pode isso, não pode aquilo, tem que fazer desse jeito. Espera que ainda não é a hora. Só que raras vezes as pessoas nos dizem: faça isso que é bom, isto que você acha que não pode, pode sim, também não precisa ser tão rígido, aquilo lá, não precisa esperar tanto, pode fazer agora que não faz mal. A gente exercita ao longo da vida a culpa, o tempo todo. E quase nada de felicidade.

Nem 8 nem 80. Nem ter regras de menos e nem de mais. Porque a falta de regras também gera infelicidade. É o que eu sempre comento. Se não deu para aprender a ser feliz de criança, ainda é tempo. Não é fácil encontrar o equilíbrio mas é possível. E quanto mais cedo "cair a ficha", melhor.

6 comentários:

Cacau! disse...

Ser feliz tb é ter sempre sonhos e objetivos novos, mesmo que pareçam sem importância. Muitas pessoas caem no vazio depois que conseguem o que querem. Exemplo: queria um relacionamento, depois filhos, depois um novo apartamento, agora quero reformá-lo. A cada conquista me satisfaço, agradeço à Deus, e parto pra próxima!!!!

Cacau! disse...

Sabe, lilly, essa coisa de pensar muito sobre o que me falam muitas vezes me faz bem. Certa vez, adolescente, estava meio triste e nossa amiga A. me disse: "Cacau, você adora curtir um baixo astral..." Concluí que ela estava certa, e tentei mudar. Anos mais tarde, perguntei a outra amiga: "você está feliz?" E ela respondeu: "não, eu sou feliz." "Ah, ninguém é feliz o tempo todo!" "Eu sei. Às vezes fico triste. Mas a maior parte do tempo sou feliz." Conversinha boba, né? Meio Poliana... Mas tb me fez pensar e começar a abondanar essa postura tão descrente diante da vida.

Cacau! disse...

Esse post me inspirou...

Lilly disse...

Que bom que te inspirou! O objetivo era esse mesmo. Olha, acho que vc então sabe ser feliz porque vc sabe brindar as conquistas e olhar de forma otimista para novas possibilidades; o problema é quando a gente só se impõe responsabilidades, tudo de uma forma sofrida e esquece de olhar para as coisas boas!
bjs!

Cacau! disse...

Confesso que sou meio irritadinha, mas valorizo muito e me orgulho das minhas conquistas...

Eu disse...

Interessante.
Muitos pais ensinam seu filhos a serem pessoas boas e corretas, mas não os ensina a serem felizem. (momento auto-análise)
Outros tantos ensinam seus filhos a serem felizes, mas esquecem das regas básicas de respeito e civilidade. Acho que isso acontece bastante no Rio. (momento revolta)
hahaha
Beijo!