sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

História Real - The Straight Story

Embora dê essa impressão, este não é um post cinematográfico.

Um dos melhores filmes que eu assisti nos últimos tempos foi "História Real" de David Lynch. Talvez o que tenha tornado o filme melhor ainda foi que não criei expectativas em cima dele. Estava um dia de bobeira em casa, zapeando a televisão e parei num Telecine da vida no exato momento em que o filme começava.

Não sei se eu acabo com a graça do filme contando sobre o que ele é. Começa com um velhinho, vários problemas de saúde, quase cegueira provocada por uma diabete grave e mal-tratada. Ele recebe a notícia de que o seu irmão com quem não fala há mais de 30 ou 40 anos está morrendo. Então ele decide visitá-lo. Sem dinheiro e quase cego, ele se utiliza do único recurso que lhe resta. Seu cortador de grama, de um modelo parecido com um mini-trator.

O velhinho, Alvin Straight, atravessa 3 estados americanos, de Iowa a Wisconsin, dirigindo seu cortador de grama, no acostamento das estradas, para rever seu irmão no leito de morte. E o incrível disso tudo é que o filme foi mesmo baseado numa história real.

Tão real é este tipo de história que acontece quando a gente menos espera. Não precisa ser um cortador de grama, pode ser uma ponte-aérea. Não precisa levar mais de 1 mês. Bastam 40 minutos. O importante é que acontece, provando que com o tempo, quem estiver disposto, pode resolver quase tudo na vida.

Nenhum comentário: