quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Sliding Doors - De caso com o acaso

Fiquei pensando sobre algo que de uma certa forma tem a ver com o que a minha amiga vive escrevendo. Ela diz que tem algumas "coincidências" que acontecem com a gente. E realmente acontecem. Coisinhas pequenas que não dão para explicar, que provavelmente não significam muita coisa, mas que ficam curiosas.

Eu lembrei hoje de um filme antigo da Gwyneth Paltrow (ô nomezinho difícil de escrever). Chama-se "Sliding Doors". O tema trata de duas estórias paralelas envolvendo uma situação totalmente corriqueira que eu não recordo qual é, algo como entrar no metrô ou não entrar. Mais ou menos assim: numa situação ela se atrasa e não entra e na outra ela entra. E dependendo deste fato teoricamente desprezível, a vida dela transcorre de uma forma completamente diferente. Não deixa de ter algo em comum com "Efeito Borboleta", só que é um filme infinitamente mais light.

Às vezes temos atitudes simples: falamos algo, decidimos ir ou não ir a um determinado lugar, optamos por algo e ficamos remoendo coisas acerca desta atitude, achando que provocamos com isso tempestades, fazendo suposições inúteis. Lembrei então deste filme, do quanto um ato completamente fora do controle ou mesmo inconsciente pode mudar toda uma trajetória. É aí, que me questiono de que vale nos torturarmos por tão pouco.

Nenhum comentário: