sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Equilíbrio

Eu tenho repetido muito isso. Que a chave de tudo é o equilíbrio. Mas eu me pergunto: porque é tão difícil encontrar o equilíbrio?

Eu sou uma pessoa bastante sociável. Não me considero uma pessoa "top" em socialização mas diria que estou satisfeita com o nível em que me encontro. E com a possibilidade de melhorar ainda mais. Eu gosto de conversar com as pessoas e aprender com o que elas me contam.

Percebo por aí que muitas vezes as pessoas estão em extremos: muito tímidos, muito expansivos, calados, eloquentes demais. Tem pessoas que se impedem de crescer porque não acreditam em si próprias, ficam remoendo pensamentos negativos, pensando sobre o que os outros vão pensar delas. Ou ficam presas a modelos formais, aprisionadas em idéias do que é certo ou errado. Por outro lado, há aquelas que tomam a frente de tudo, falam demais, sonham demais e acabam sobrecarregadas ou mal-interpretadas.

Eu me classifico no segundo grupo. Eu falo demais. Confesso demais. Busco demais o que eu quero. Ao longo da vida, tenho exercitado a paciência, o saber observar antes de agir, pensar antes de falar, conviver com as consequências dos meus atos e das minhas falas quando descambam para o lado do excesso. Mesmo assim, ainda acho que é preferível arriscar do que ter medo e se recolher. É o risco calculado: é preciso aprender a medida do risco. E é preciso não se cobrar ou se criticar demais quando o resultado não for o esperado.

Nem sempre o risco é algo perigoso ou complicado. Às vezes são coisas pequenas, atitudes diante de pessoas, coisas do cotidiano. Agir, obter o resultado, avaliar e ajustar. Tem coisas que a gente aprende no trabalho e que são aplicáveis à vida em geral. São os tais "lessons learned" que as metodologias sacais nos obrigam a fazer mas que se a gente parar para pensar, são necessárias mesmo, em tudo.

Não adianta chorar sobre o leite derramado.

3 comentários:

Alessandra disse...

Oi Lilly...tudo bem?
Menina que coisa incrível o que vc escreve, e escreve muito bem...são tantas verdades...já li teus posts e podes acreditar...o chapéu serviu hahaha
Esse equilibrio que vc fala, é o que ando procurando, minha vida está um caos, e tem certas frases, parágrafos teus que leio...leio...e releio, e olha, está me ajudando a olhar o mundo, as pessoas,de uma forma mais clara,mais crítica, sou muito de confiar em todo mundo, sou sincera até demais nos meus sentimentos...
Bom...podes ter certeza que a visita aqui no teu blog vai ser constante rsrsrs
com carinho

Lilly disse...

Oi Mara!
Adorei o seu comentário. Aliás, adoro quando comentam no blog.
Uma coisa que me deixa muito feliz é perceber que o que eu escrevo pode estar sendo útil para alguém. Ao longo dos meses, tenho escrito como terapia para todas as dificuldades que tenho enfrentado. E percebo que as minhas dificuldades também são de outras pessoas. Às vezes ficamos presos no problema sem enxergar as soluções e é legal quando alguém fala alguma coisa que nos dá uma luz no fim do túnel. O próximo post vai dedicado a você.
Beijos!!

Beth Blue disse...

Este post poderia ter sido escrito por mim, eu que vivo eternamente em busca do equilíbrio. O famoso caminho do meio dos budistas...