quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ser consultor

A comunidade do Orkut que melhor define a vida do consultor é: "A gente se fode mas se diverte".

Quando eu entrei para a faculdade, tive algumas crises existenciais porque tive que abafar a minha alma, que eu acreditava ser de artista, para absorver todas as demandas de uma carreira na área exata. Foram alguns anos de crise na faculdade e no início da carreira.

Com o tempo, vi um benefício nessa escolha. Porque afinal, ninguém pode viver de vento e de sonhos. E no fim, a gente acaba alimentando esses sonhos de uma forma mais interessante que é o hobby. Porque ser humano é assim. Tudo o que se torna hábito, acaba perdendo a graça. De repente a pessoa embarca em trabalhar com uma coisa que é paixão e com o tempo ela vai esmaecendo, como aparentemente acontece com toda paixão...

Passadas as crises, acabei entrando num ritmo de trabalho que me obriga estar em diferentes lugares com diferentes pessoas por períodos curtos ou um pouco mais longos. Posso dizer que se a gente se abre para a beleza disso, no fim o saldo é positivo. Porque a gente tem poucas regalias, precisa se adaptar à necessidade do cliente, às vezes há dificuldade de locomoção, outras vezes de alimentação, muito trabalho, horários inusitados, finais de semana e feriados perdidos. Mas no meio disso tudo, sempre alguma história curiosa para contar, coisas totalmente novas a aprender (por exemplo, você sabe o que é um rebolo? Eu sei...) E muita risada porque posso afirmar sem sombra de dúvida, que a maioria dos consultores ao longo do tempo, vai desenvolvendo uma mente aberta e um senso de humor incomparável. Com o tempo, tornamo-nos todos um pouco "Forrest Gump".

Estava pensando no outro dia na quantidade de histórias que eu tenho para contar. Só que como já disse anteriormente, eu adoro conversar. Tenho medo de ficar escrevendo aqui essas histórias e com o tempo ficar sem assunto... Será possível?

Nenhum comentário: