domingo, 8 de fevereiro de 2009

Filme alemão


Um dia desses eu liguei a televisão e vi um filme que estava passando com a Catherine Zeta-Jones: Sem Reservas ("No Reservations").

Vamos colocar desta forma: dá para ver o filme. Mas tudo parece meio artificial, a Catherine Zeta-Jones com aquela carinha bonitinha tentando parecer uma pessoa séria e problemática e o parceiro de cozinha dela (porque ela é chef de cuisine) tentando parecer irreverente (até demais). Digo tentando, porque nenhum dos dois me convenceu muito, cada um em seu papel.



Bom, estava eu ontem de novo de bobeira e fiquei zapeando até chegar no Telecine Cult. Passava um filme alemão chamado "Simplesmente Martha". Bateu uma saudade da época em que eu estava naquele projeto cheio de alemães. Época conturbada mas interessante. Comecei a assistir o filme que já estava pelo meio, tentando identificar as poucas palavras que eu conheço (apesar de que pode parecer pedantismo, mas eu mesma me espanto quando entendo frases inteiras). De repente, tudo começou a parecer muito conhecido: menina adotada, mulher que vai na escola conversar sobre os problemas da menina, etc. Foi quando me dei conta de que o filme era EXATAMENTE o da Catherine Zeta-Jones.


Olha, pode ser que eu quebre a cara. Nem fui atrás de descobrir quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha. Mas acho que tá meio óbvio que o tal do "Sem Reservas" é uma refilmagem ipsis-literis do "Simplesmente Martha". Já disse outras vezes e repito: eu não sou adepta do anti-americanismo, pelo contrário, admiro sem nenhum pudor várias coisas naquele país. Mas devo confessar que ontem me deu uma certa irritação. Que mania é essa de refilmar as coisas, que problema que esse povo tem para ler legenda? Aí, fez todo o sentido a cara de múmia da Catherine Zeta-Jones tentando parecer alemã (agora lembrei até do saudoso Paulo Francis que se referia sobre a Meryl Streep nos meados da sua carreira como "cara de formiga". Pena que ele não pôde testemunhar o crescimento desta atriz em papéis antológicos como em "Mamma Mia", por exemplo).

No outro dia mesmo estava comentando no almoço sobre esse lance de refilmagens. Sobre o desastre de "Silêncio do lago", por exemplo. Outro dia quando tiver mais tempo, falo sobre esse filme também.

É isso. Abaixo a refilmagem.

Nenhum comentário: