quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Novamente sobre Deus

Missas me dão um desconforto tremendo. Eu sou uma pessoa extremamente obediente e dedicada. Em geral, gosto de fazer as coisas certas, seguir todas as regras. Não que isso seja bom. É bom quando o resultado é um trabalho bem feito, por exemplo. É ruim quando eu acabo me cobrando desnecessariamente e sofrendo, ou quando deixo de fazer algo que poderia ser bom pelo simples medo de descumprir as regras.

Por que então a missa me causa desconforto? Por que eu não sei me como me portar nelas. Eu não fiz catecismo, não fiz primeira comunhão e nenhum outro rito ou sacramento. Só batismo, quando era bebê. Toda vez que eu entro numa missa eu me sinto deslocada. Não consigo me sentir pertencente ao ritual. Vejo as pessoas cantando, repetindo rezas... aquele sinalzinho de 3 cruzes é um tremendo desespero para mim, por que eu não sei fazer. Ainda bem que eu sei pelo menos fazer o sinal da cruz e rezar o Pai Nosso e a Ave Maria.

Estou abrindo o meu coração e confessando uma vergonha sem medo de rejeição. Eu queria entrar na missa e sentir o poder tranquilizante e purificador do ritual mas fico presa a procedimentos. Eu gosto de fazer tudo certo, não gosto de nada pela metade. E não sei aproveitar uma missa quando não entendo a função de cada parte e não posso comungar.

Por acreditar em Deus, acho que ele não me julga por isso. Não é?

7 comentários:

Pat Ferret disse...

Vc não é a única: eu tb detesto tudo o que tem a ver com ritualística, seja lá de que religião for. Minha relação com Deus é pessoal, acho que ele me entende sem a necessidade de parafernálias. ;-)

Anônimo disse...

me identifiquei com vc em genero numero e grau.
Desespero total na horas 3 cruzinhas.
By the way, me desculpe por nao ter ido.
Bjs
Rapha

André Lima disse...

Lilly, não quero dar uma opinião a respeito desse negócio de julgamento porque isto seria dar uma opinião em relação a Deus mesmo também e, em relação a este, suspendo meu juízo.

Mas digo o seguinte, também só fui batizado e nunca mais participei de nada. Minha famíla se dizia católica só por convenção, hoje em dia abandonaram isso. Mas como essa religião faz parte da nossa cultura, sempre que tive de ir à missas, passei por este tipo de aperto! hahaha
Nunca sabia quando levantar ou sentar, ou ajoelhar, ou cantar...
Aí, um dia, muito surpreso, descobri que está tudo escrito naquele folheto, que é uma espécie de serviço, programa da missa, sei lá... haha

Lilly disse...

Bom, pelo menos sinto-me confortada em saber que não sou a única a me sentir assim.

André, senti sua falta. Hoje eu vi o tal livrinho lá mas não tinha nenhum perto de mim... e fiquei lá na minha santa ignorância.

Eu andei fazendo uns posts mais inspirados no final do mês passado. Espero q vc possa ler.

Beijos a todos.

Barbara disse...

Li, acho que a grande maioria se sente como você! Eu também só sei fazer o sinal da cruz. E é esse que faço em todos os momentos. Como o André, sigo o cerimonial. Vou acompanhando... Em pé... Sentado... Em pé... Sentado ;) E em pensamento, vou batendo aquele papo bem particular com Deus. Ainda, freqüento as cerimônias judaicas. Aí, então, é que fica tudo complicado. Mas, da mesma forma, tento apenas sintonizar com toda a energia. E independente do credo e ritos, Deus está sempre presente :)

Cacau! disse...

Relaxa, menina... As 3 cruzes são difíceis mesmo! Eu tive formação católica e às vezes acho complicado acompanhar. Acho o ritual bonito, como a maioria dos de outras religiões, e interessante conhecer seu significado. Mas penso na missa e nesses rituais como uma forma de me ajudar a me ligar à Deus, que certamente não estará preocupado se vc sentou ou ajoelhou na hora certa, right?

André Lima disse...

É, voltei sim! Depois de um período de loucura e descanso.

Com certeza vou lê-los. Alguma coisa eu não perdi nesse tempo. Costumava dar uma entradinha só para ver o que estava se passando, mas não tinha tempo para comentar, ler textos maiores... Até o meu blog eu abandonei.

Mas agora as coisas voltam ao normal! Abraço!